Do ensino presencial para o ensino remoto? Algumas considerações e sugestões para professores!

04 Maio 2020

Após o encerramento forçado das instituições de ensino devido à pandemia de coronavírus, professores e alunos estão a transitar do ensino presencial para modelos de educação à distância.

O Município de Ponte de Lima, através dos seus serviços de Educação, não está alheio a esta situação, daí que está ativamente empenhado em ser um parceiro na construção e colaboração deste novo trajeto.

Esta é uma mudança muito rápida e abrupta, para a qual a grande maioria das instituições de ensino ainda não estão preparadas.

Sendo esta uma situação sem prazo definido e que pode inclusive durar vários meses, torna-se urgente pensar em formas de agregar valor à experiência remota de ensino-aprendizagem.

É necessário trabalhar com metodologias ativas que vão ao encontro das motivações dos alunos, propondo novas formas de aprender e temas que os conectem com o mundo, a atualidade e a sua vida dentro e fora da instituição de ensino. Por outro lado, será fundamental garantir a autonomia dos alunos nesse processo.

Essa autonomia dar-lhes-á motivação e responsabilidade, e menos necessidade de orientação metodológica e acompanhamento constante por parte do professor, o que libertará tempo para este último se focar no grande desafio de adaptação que estará a enfrentar.

Nas instituições de ensino básico, será necessário envolver os pais, para que auxiliem os seus filhos neste processo e (re)conheçam este modelo de aprendizagem à distância que eles próprios nunca experienciaram.

O momento é desafiante, encontrar soluções é urgente e a educação não pode parar. Estamos empenhados em fazer parte da solução!

É com este intuito que colocamos as seguintes considerações e sugestões.