Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Equipa Multidisciplinar (Ação 1)

equipa

  • O que é?

    A Equipa Multidisciplinar School4All é criada no sentido de minorar o insucesso escolar, através de uma harmoniosa articulação entre professores alunos, famílias, e instituições, atuando no espaço escolar, familiar e/ou de acolhimento que permita contribuir para a resposta aos problemas/necessidades de desenvolvimento cognitivo e comportamental que afeta e condiciona o sucesso escolar, ao problema da falta de competências de apoio à aprendizagem e à reduzida literacia nuclear da aprendizagem.

  • Porquê?

    • Para reforçar o apoio aos alunos com respostas multinível incluindo apoios sociais, saúde, educação nos três níveis de ensino;
    • Realizar ações de enriquecimento curricular complementares às existentes, que se revelem adequadas à promoção escolar e prevenção do abandono;
    • Realizar ações de envolvimento e formação parental;
    • Promover ações destinadas a sensibilizar a comunidade envolvente da escola;
    • Aproximar alunos à comunidade.
  • Constituição

    O modelo de criação da equipa multidisciplinar implica a integração de 4 elementos:

    • Técnico Superior em Psicopedagogia;
    • Técnico Superior de Serviço Social;
    • Técnico Superior Educação/Animador (componente Cientifica e Tecnológica);
    • Técnico Superior de Psicomotricidade e Terapia da Fala.
  • Objetivos

    • Minorar o insucesso escolar,
    • Promover a articulação entre professores alunos, famílias e instituições;
    • Atuar no espaço escolar, familiar e/ou de acolhimento;
    • Responder aos problemas/necessidades de desenvolvimento cognitivo e comportamental que afeta e condiciona o sucesso escolar;
    • Responder ao problema da falta de competências de apoio à aprendizagem e à reduzida literacia nuclear da aprendizagem.
  • Modo atuação

    Esta equipa, atuará em todo o concelho em articulação, num primeiro plano, com os agrupamentos de escolas de Ponte de Lima. Posteriormente, será feita uma avaliação das crianças em risco, com necessidades educativas especiais e/ou sem aproveitamento escolar, para em conjunto com a escola, as famílias ou entidades de acolhimento, se for o caso, definir um plano de intervenção personalizado de integração, motivação e aquisição de novas aprendizagens.

    Esta equipa irá promover no terreno a implementação de maiores dinâmicas de forma a promover um ambiente escolar e social potenciador de um desenvolvimento harmonioso com metodologias que permitam minorar e combater o insucesso escolar, reforçando o acompanhamento de alunos e encarregados de educação que se encontram numa situação de maior risco de abandono escolar e, consequentemente, mais vulneráveis ao insucesso escolar.

  • Como?

    • Ações de intercâmbio de experiências e partilha de boas práticas de promoção do sucesso escolar e de prevenção do abandono escolar;
    • Concursos escolares e outras iniciativas de promoção do conhecimento e do saber nas diversas áreas (designadamente ciência e tecnologia a artes);
    • Iniciativas que promovam a aproximação dos alunos às suas comunidades;
    • Ações que promovam o conhecimento científico, tecnológico, cultural, artístico e empreendedor;
    • Ações de sensibilização e mobilização de competências digitais.