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Projeto Psicomotricidade na Disgrafia
O trabalho da Psicomotricidade com estes alunos, tentou promover a qualidade da escrita, no que se refere ao traçado e à grafia.
O ato da escrita não é uma tarefa fácil e este gesto necessita de pré-requisitos para ser bem concretizado, por isso, para uma correta execução caligráfica, os alunos deverão ser capazes de encontrar o seu próprio equilíbrio postural e a forma menos tensa e cansativa de segurar o lápis; orientar o espaço sobre o qual tem de escrever, a linha sobre a qual vão colocar as letras (da esquerda para a direita), e associar a imagem da letra ao som e aos gestos rítmicos que lhe correspondem.
As causas mais habituais da disgrafia são causas motoras, no entanto existem outros fatores etiológicos:
- Causas de tipo maturativo: perturbações da lateralidade; perturbações da eficiência psicomotora.
- Causas caracteriais: fatores de personalidade; fatores psicoafectivos.
- Causas pedagógicas: orientação deficiente do processo de aquisição de destrezas motoras; ensino rígido e inflexível.
A Psicomotricidade na intervenção de crianças com disgrafia é abordada da seguinte forma:
- Reeducação psicomotora de base aborda: relaxamento global e segmentar; coordenação dinâmica geral; esquema corporal; controlo postural e equilíbrio; lateralidade; organização espácio - temporal.
- Reeducação psicomotora diferenciada aborda: controlo segmentar; coordenação dinâmica das mãos.
- Reeducação visuomotora aborda: coordenação óculo - manual.
- Reeducação do grafismo aborda: reeducação grafo motora preparatória; correção de erros específicos do grafismo (referentes a forma, tamanho, inclinação, espaçamento e ligações).