Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Projeto 'À Descoberta dos Sons'

A descoberta dos sons 2 1 980 800

Este projeto surgiu na sequência da sinalização de alunos do pré-escolar do Jardim de Infância, com dificuldades na linguagem. Os alunos referenciados foram integrados no Projeto “À Descoberta dos Sons” em que o objetivo é a exploração do universo sonoro ajudando as crianças a organizar e compreender os estímulos sonoros que recebem no seu dia-a-dia corrigindo também algumas dificuldades assinaladas.

Os objetivos principais do Projeto foram os seguintes:

  • Estimular as competências fonológicas em crianças do pré-escolar referenciadas, com vista ao sucesso no futuro na aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Desenvolver a capacidade de refletir sobre os sons e sobre o ponto de articulação dos sons e levá-las a pensar sobre os sons das palavras.
  • Sinalizar/identificar crianças com dificuldades na linguagem e fala para poder encaminhar atempadamente para Terapia da fala;
  • Partilhar conhecimentos/estratégias do tema com os Educadores.

O desenvolvimento da consciência fonológica inicia-se a partir de uma sensibilidade a unidades maiores de fala (palavras e sílabas) e evolui até à apreensão de unidades menores (fonemas). A cadeia de treino aplicada no Projeto é feita pelos seguintes níveis: Consciência da Palavra, Consciência Silábica, Consciência Intrassilábica, Consciência Fonémica.

a_descoberta_dos_sons_1