Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Eu e o outro

Eu e o outro 1 980 800

Na continuidade do projeto anterior efetuado com esta turma um dos primeiros objetivos foi refletir e recapitular as questões problemáticas relacionadas com o bullying no contexto escolar.

Contribuir para a redução do bullying e de atitudes discriminatórias entre os alunos e capacita-los com mecanismos de prevenção e sensibilização adequados, fazendo face às necessidades apresentadas.

No projeto “Eu e o Outro” pretende-se através do trabalho das competências pessoais e sociais, combater o abandono e insucesso escolar, de forma a facilitar a integração dos alunos na comunidade educativa, fomentar a sociabilidade e promover a cidadania. Pretende-se reforçar a sua autonomia proporcionando-lhes uma intervenção individualizada e diferenciada, baseado no reforço dos laços afetivos, determinantes do sucesso e integração dos mesmos na comunidade educativa.

O projeto foi realizado em sessões de grupo, com a duração de 50 minutos semanais, orientadas pelos Técnicos, os quais, desenvolveram a sua ação, de forma articulada, com o Diretor de Turma e respetivo Conselho de Turma.

Foram planeadas as seguintes competências pessoais e sociais para trabalhar ao longo dos encontros, nomeadamente: Autoconhecimento; Relacionamento Interpessoal; Empatia; Lidar com os sentimentos; Comunicação eficaz; Pensamento crítico; Pensamento criativo; Tomada de decisão; Resolução de problemas.

Para apresentação de cada competência pessoal foram planeadas técnicas de trabalho em grupo, exposição oral de conceitos, debates e criação de conteúdos.

Durante as sessões os técnicos tiveram como foco as necessidades identificadas e as maiores dificuldades reveladas pelos alunos, que correspondem a comportamentos desajustados e falta de motivação na aprendizagem, potenciador de problemas nas relações e no sucesso ao nível escolar.

eu_e_o_outro___tipos_de_bullying