Sessão de Ciência Divertida na EB das Lagoas | dezembro 2019

19 Dezembro 2019

Em dezembro decorreu mais uma sessão de Ciência Divertida no Espaço Ciência Divertida das Lagoas.

Os alunos da turma L1A tiveram a oportunidade de analisar a sua experiência sobre a “decomposição dos resíduos do nosso lanche”, verificamos que nas 3 caixas com os resíduos colocadas ao ar livre, aconteceram coisas muito diferentes! O guardanapo de papel que trazia o nosso pão, já não se encontra na caixa de decomposição, já está completamente degradado no solo. A casca da banana está com uma coloração muito escura, está em franco estado de decomposição e o copo de iogurte continua intacto, como se tivesse sido ali colocado hoje!

Isto dá muito que pensar! Ao fim de um mês dois resíduos encontram-se em estado de decomposição avançado mas o plástico não! O que nos leva a crer que irá demorar muito tempo a desaparecer, e assim começamos a perceber porque é que os adultos andam tão preocupados com o consumo de plástico no Planeta Terra!

Além desta analise da nossa experiência, em curso até março, mês em que iremos participar no Workshop Infantil de Ciência, realizamos também a experiencia da “escrita invisível”, foi muito divertido todos os alunos escreveram uma palavra simples, das que já aprenderam no 1.º ano e depois deram a conhecer a sua palavra secreta aos colegas de turma. Foi uma tarde muito divertida onde todos participaram ativamente…

Técnica Responsável: Sandra Pereira

ecd_lagoas_dez19_2