Visita da EB de Arcozelo à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

28 Fevereiro 2016

Os alunos da Escola Básica de Arcozelo foram os primeiros a visitar a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, no seguimento da parceria estabelecida com o Município de Ponte de Lima no sentido da valorização do Projeto Ciência Divertida, dinamizado pelo Serviço Área Protegida.

Desta forma, os alunos envolvidos na área projeto, puderam conhecer o dia-a-dia de um laboratório que trabalha na investigação relacionada com a atividade agropecuária.

Os alunos da EB de Arcozelo, vestidos a rigor com as batas do seu Espaço Ciência Divertida, foram recebidos e orientados pelo Dr. Virgílio que começou por apresentar as principais regras que devem ser cumpridas para estar em segurança num laboratório. Posteriormente os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma experiência que lhes permitia observar ‘A presença do oxigénio no ar’. Tiveram ainda oportunidade de apresentar a sua mascote a “borboleta estrela” e de conhecer a mascote viva deste laboratório, um tritão marmoreado!

Posteriormente, atendendo à grande curiosidade dos alunos, foi feita uma visita à cozinha do Mosteiro de Refoios do Lima. Este Mosteiro, de raiz beneditina que depois passou para a ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, foi em 1986 adquirido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, tendo sido transformado na atual Escola Superior Agrária, que pertence ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A visita fez as delícias dos todos os alunos, que participaram ativamente na mesma, ficando ainda a conhecer os cursos que são ministrados nesta escola.

Agradecemos a colaboração da Direção, na pessoa da Dr.ª Ana Paula Vale e Eng.ª Susana Mendes, do Dr. Virgílio e de todos os funcionários que nos receberam e acompanharam.

Visita da EB de Arcozelo à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima