Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Sessão de fevereiro no Espaço Ciência Divertida na EB de Arcozelo dedicada à realização de experiências em que predominou a cor do amor

Ecd arcozelo fev20 1 1 1024 1000
10 Março 2020

A sessão do mês fevereiro, no Espaço Ciência Divertida de Arcozelo, foi dedicada à realização de experiências em que predominou a cor do amor.

Na experiência “Balão mágico” os alunos puderam observar o enchimento de um balão com 'bolinhas', provocadas pela reação entre o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Realizaram, depois, a experiência “Captação e circulação de água e sais minerais na Planta”. O objetivo desta experiência é verificar a água corada subir até às pétalas e estas adquirirem a coloração do corante utilizado. Isto indica que a água, após ter sido absorvida através do caule da flor, foi conduzida no sentido ascendente às partes aéreas da planta.

A última experiência realizada foi “Cristais comestíveis”, dissolvendo açúcar em água quente e corante. Verficou-se que os sólidos têm uma estrutura cristalina denomidada de cristais e é por isso que demoram algum tempo a organizarem a sua estrutura depois da evaporação da água.

 

Técnica Responsável: Irene Lourenço

ecd_arcozelo_fev20_2
ecd_arcozelo_fev20_3
ecd_arcozelo_fev20_4
ecd_arcozelo_fev20_5
ecd_arcozelo_fev20_6
ecd_arcozelo_fev20_7