Sessão de Ciência Divertida na EB da Gandra | janeiro 2020

20 Janeiro 2020

A sessão do mês de janeiro, no Espaço Ciência Divertida da Gandra, foi dedicada à Magia.

Entende-se por magia “a prática de fazer aparecer e desaparecer objetos através de truques”, e, por isso, levámos até aos alunos duas experiências fantásticas: “Balão mágico” e “Desaparecimento mágico”.

A primeira, como o próprio nome indica, através da “magia” de dois ingredientes foi possível encher um balão, sem recorrer ao nosso fôlego.

Já na segunda experiência foi possível fazer desaparecer esferovite sob a ação de acetona pura.

“Artes mágicas” – diriam os alunos! Mas, como em tudo na vida, há sempre uma razão de ser: a reação entre o bicarbonato de sódio e o vinagre resulta na formação de dióxido de carbono que faz encher o balão e, o poliestireno (esferovite) dissolve-se em poucos segundos pela ação da acetona que quebra as ligações entre as moléculas e liberta todo o ar que está no interior das bolas de esferovite.

O que parecia magica acabou por se desvendar: a ciência pretende-se que seja exata e concreta e para tudo há sempre uma explicação!

Técnica Responsável: Filipa Velho