Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

I Festival de Jardins das Escolas de Ponte de Lima

09 Fevereiro 2015

A última notíciapublicada sobre esta iniciativa apresentou os objetivos pretendidos com a mesma tendo, em simultâneo, explicitado o critério de seleção das turmas participantes nesta primeira edição do Festival, bem como a respetiva metodologia de trabalho. Nesse momento, estavam já em curso os trabalhos de pesquisa sobre o território.

Terminada “A Viagem através da Ciência pelo Território de Ponte de Lima”, as turmas envolvidas no “I Festival de Jardins das Escolas” já só pensavam na construção das maquetes.

Munidas dos resultados obtidos nas pesquisas efetuadas na escola e na envolvente próxima a cada Centro Educativo, que contaram com o contributo das famílias e da comunidade em geral, as turmas, após selecionarem o tema para o seu jardim e o espaço físico para o mesmo, no recinto do Festival Internacional de Jardins, iniciaram de imediato as construção das maquetes.

O trabalho foi desenvolvido com muito rigor, uma vez que as maquetes funcionam como o projeto do jardim. No decorrer deste processo foram envolvidas as crianças, as famílias e toda a comunidade escolar e o resultado já está à vista, trabalhos muito diversificados e criativos.

Os próximos desafios que se colocam, a todos os envolvidos na iniciativa, passam pela reunião dos materiais e plantas necessários à construção dos jardins, bem como da informação que permitirá criar e editar o álbum digital de cada turma, que procurará resumir em imagem e texto todo o percurso efetuado.

Para mais tarde ficará o trabalho de construção dos jardins, que contará com a participação ativa das turmas.

Com muito trabalho pela frente, a iniciativa está a decorrer dentro dos prazos fixados, sendo que o empenho dos docentes e crianças aumenta com a expectativa de ver chegar o dia da Inauguração deste “I Festival de Jardins das Escolas”, desejando que os seus jardins se constituam como os mais visitados nesta edição.