I Festival de Jardins das Escolas de Ponte de Lima

23 Dezembro 2014

No seguimento do desafio lançado pelo Arquiteto Francisco Caldeira Cabral, o Município de Ponte de Lima, através do Serviço Educativo da Área Protegida, irá promover a realização do ‘I Festival de Jardins das Escolas de Ponte de Lima’, visando atingir níveis mais elevados de concretização de um dos principais objetivos do Festival Internacional de Jardins de Ponte Lima, conferir um contributo pedagógico, de mobilização e de sensibilização da população, sobretudo das camadas mais jovens, para a arte dos jardins e para os problemas ambientais.

Para o efeito, foram envolvidas as 12 turmas que participam na Área Projeto ‘Ciência Divertida’ garantindo-se, assim, a participação de todos os Centros Educativos do concelho na primeira edição deste novo Festival de Jardins.

O desafio/proposta que se coloca aos docentes responsáveis por cada turma, tendo em consideração o programa desta Área Projeto, segue no sentido de tirar o máximo proveito possível do trabalho a desenvolver no âmbito da diversificação dos temas a explorar nos Espaços Ciência Divertida, cuja instalação em todos os Centros Educativos, a cargo da Área Protegida, será concluída até ao final do mês de fevereiro.

Na primeira fase do trabalho a desenvolver, concluída, as turmas fizeram “uma viagem pelo território de Ponte de Lima através da ciência”, de forma a escolher um tema que represente o Centro Educativo que frequentam e a(s) freguesia(s) a que pertencem.

No passado dia 15 de dezembro realizou-se, no Centro Educativo das Lagoas, a 2ª reunião com todos os docentes envolvidos, visando definir o ponto de situação dos trabalhos executados até ao momento. Todos os docentes referiram que o trabalho tem sido realizado em parceria com os pais/encarregados de educação e outros familiares e que sem eles nada seria possível. A experiência tem sido gratificante e enriquecedora.

Terminadas as pesquisas, na escola ou em casa, os alunos elaboraram um desenho representativo do tema escolhido pela turma. Seguidamente, professores e alunos fizeram a seleção dos elementos de cada desenho permitindo obter o desenho final, a base para a construção da maquete do jardim.

Os temas a apresentar são:

• CE da Correlhã | Correlhã e as suas culturas, o linho
  • CE de Trovela | Corre, corre Trovelinha – rio Trovela
  • CE de Arcozelo | As Lavadeiras do Lima
  • CE da Ribeira | Ribeira da Tranquilidade
  • CE de Refoios | Refoios, Terra Medieval– Torre das Malheiras
  • CE da Facha | A desfolhada é uma festa
  • CE da Gandra | A banda de música da Gandra
  • EB1 de Freixo | Rio Neiva, o Príncipe das Freguesias
  • EB1 de Ponte de Lima | O Rio Lima, passado e presente
  • CE de Lagoas | Quinta Pedagógica da Quinta de Pentieiros
  • CE de Vitorino de Piães | O Azeite de Vitorino
  • CE da Feitosa | Moinhos da Feitosa

Na reunião estiveram presentes o Arquiteto Francisco Caldeira Cabral, a Arquiteta Elsa Severino e a Eng.ª Eva Barbosa, responsável pelo Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, cujo contributo, com o esclarecimento de dúvidas, assumiu especial importância para a consolidação dos trabalhos desenvolvidos.

Até ao dia 16 de janeiro de 2015, todas as turmas terão de terminar e entregar as maquetes, passando-se à fase de preparação da implementação dos jardins.

Até lá, mãos à obra! Estamos certos que vão surgir projetos fabulosos!

I Festival de Jardins das Escolas de Ponte de Lima