Visita da EB da Facha à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

02 Março 2016

À hora marcada, a turma da professora Odete chegou à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, para mais uma visita integrada na parceria entre o Município de Ponte de Lima e aquele polo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito da valorização da Área Projeto “Ciência Divertida” do Serviço Educativo da Área Protegida.

Os alunos da Escola Básica da Facha, apesar do frio intenso e da chuva que se fazia sentir, surgiram cheios de entusiasmo para realizar a desejada visita!

O acompanhamento destes “novos” visitantes ficou novamente a cargo do Dr. Virgílio Peixoto. A visita teve início no laboratório onde, em paralelo à explicação sobre os equipamentos ao dispor e os objetivos do mesmo, foi apresentada a mascote, um tritão marmoreado.

De seguida, o Dr. Virgílio Peixoto partilhou algumas experiências com os alunos, sensibilizando os participantes para a importância da utilização das quantidades certas dos reagentes nas experiências. Alertou ainda para a necessidade de repetir as experiências para validação dos resultados obtidos. Sem dúvida, o trabalho de um cientista exige persistência, atenção, rigor e muita paciência!

Atendendo a que os visitantes estão a desenvolver, na Escola Básica, um projeto denominado “Da Terra para a Mesa”, foi possível constatar e perceber como e com que objetivos se fazem as análises a amostras de solo. Como se impunha, houve ainda lugar à exemplificação do que poderá ser feito, com vista à melhoria das caraterísticas dos solos, em função dos resultados obtidos pelas análises.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizar uma experiência para detetar se um solo é argiloso ou arenoso, bem como conhecer as caraterísticas de um solo bom para a agricultura.

Para além das várias experiências realizadas, foram debatidas questões relacionadas com o tipo de cultivo que utilizam na Escola Básica nomeadamente, o modo de produção biológica. O debate foi muito interessante e lançou o mote do tema com que esta turma irá participar no “II Workshop Infantil de Ciência”.

Por fim, os alunos realizaram a visita à Escola Superior Agrária, ficando a conhecer o emblemático Mosteiro de Refoios do Lima. A imaginação e curiosidade sobre o modo de vida dos seus antigos residentes, os frades, foram evidentes!

Atendendo à reação da professora e dos alunos, que se foram esquecendo dos horários de partida, a visita foi sem dúvida do agrado de todos.

Mais uma vez fica o agradecimento à Direção da Escola Agrária e ao Dr. Virgílio e o desejo, por parte dos visitantes, de um regresso em breve, para partilharem os conhecimentos adquiridos…

Visita da EB da Facha à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima
PE_CD_fev16_ESAPL_Facha_8