Visita do JI das Lagoas à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

01 Março 2016

Quase a terminar o ciclo de visitas integradas na parceria estabelecida entre o Município de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária, no âmbito da valorização do Projeto Ciência Divertida, foi a vez da turma da Educadora Emília visitar este emblemático Mosteiro de Refoios do Lima que, atualmente, dá lugar a um polo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Fomos recebidos pelo Dr. Virgílio Peixoto que começou por dar a conhecer o laboratório e os principais cuidados a ter quando se trabalha num espaço como este. Após esta breve explicação, realizamos uma experiência muito divertida, entre a escolha da cor dos produtos a utilizar e a explicação da experiência, estes pequenos cientistas iam colocando questões pertinentes para a sua tenra idade.

Posteriormente realizamos uma visita ao Mosteiro e à sua antiga cozinha e como havia alguns cientistas esfomeados, fizemos uma breve paragem para um pequeno lanche.

Na segunda parte da visita, contámos com a colaboração do Eng.º José Durão, que nos foi dar a conhecer os animais da quinta. Tivemos a oportunidade de contactar de perto com os bovinos, da raça Minhota, destacando-se uma fêmea que está prestes a parir e um vitelo que fez as delícias dos alunos.

Observamos um rebanho de ovelhas da raça Bordaleira de Entre Douro e Minho e fomos visitar os cavalos da raça Garrana e o núcleo do porco Bísaro.

Ficámos a saber que a Escola Agrária está, atualmente, integrada num projeto europeu, Horizont 2020. Participam neste projeto 9 países e Portugal, através do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com a Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara, será responsável por estudar a raça Bísara. Este projeto, liderado pelo Eng.º José Pedro, está esboçado para responder à procura por parte dos consumidores, de produtos seguros, com elevada qualidade e identidade regional e que respondam às exigências da sociedade do ponto de vista da preservação do ambiente e do desenvolvimento sustentável das economias locais.

Ainda que seja muita informação para estes pequenos cientistas assimilarem, o contacto direto com os animais foi um dos pontos altos desta visita e como estava um dia de sol maravilhoso, foi possível desfrutar desta Quinta inserida em espaço rural.

Agradecemos a colaboração da Direção da Escola Agrária, do Dr. Virgílio Peixoto, Eng.º José Durão e Eng.º José Pedro, pela forma como nos acolheram e dinamizaram a visita.

Visita do JI das Lagoas à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima