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Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima

31 Janeiro 2014

O Centro Educativo das Lagoas, inaugurado em 2012, é um equipamento de excelência que, em paralelo à disponibilização de todas as condições necessárias à componente letiva, reúne um conjunto de equipamentos e espaços destinados ao desenvolvimento de campos de férias, atividades lúdicas e de (in)formação e sensibilização ambiental, em resultado da estratégia global de multiatividade, polivalência e rentabilidade pretendida para o Centro Educativo pelo Município de Ponte de Lima.

Neste contexto, procurando promover a difusão da cultura científica e tecnológica, através da observação e experimentação, foi implementado um “Espaço Ciência Divertida” que, desde logo, mereceu a melhor atenção pela comunidade escolar tendo, igualmente, despertado o interesse por parte dos restantes centros educativos do concelho.

Assim, reconhecendo as mais-valias, em termos pedagógicos, bem como o sucesso alcançado pelo Espaço Ciência Divertida do Centro Educativo das Lagoas, onde são explorados temas como: A Água, Geologia, Corpo Humano, Sistema Solar, Biodiversidade, entre outros, o Município de Ponte de Lima decidiu criar um espaço ciência divertida nos restantes centros educativos do concelho. No seguimento desta decisão, com o intuito de apoiar a exploração destes espaços, foi ainda editada uma publicação, onde se abordam os principais temas explorados, o “Caderno do Professor”.

Para a concretização da instalação dos centros ciência divertida nos restantes centros educativos do concelho, foi definida a seguinte metodologia:

  1. Realização de uma reunião com o coordenador de cada centro educativo com os objetivos:
    1. Da definição de um espaço/sala para o espaço ciência divertida;
    2. Da inventariação de materiais/equipamentos, bem como, publicações, existentes na escola que possam integrar esse espaço,
    3. Da seleção da turma responsável pelo acompanhamento dos trabalhos de criação e implementação do espaço ciência divertida.
  2. Realização de vistas aos centros educativos no sentido de proceder ao levantamento de necessidades de apetrechamento dos espaços ciências divertida, atendendo à informação resultante dos inventários recebidos. Neste momento ocorreu ainda a primeira sessão com as turmas responsáveis pela implementação dos espaços e foi proposta a definição de uma mascote para cada espaço ciência divertida.
  3. Criação de uma página web onde cada centro educativo procederá à partilha de toda a informação relacionada com o seu espaço ciência divertida (ex. experiências, atividades, protocolos, etc.).
  4. Preparação dos procedimentos tendentes à aquisição de equipamento e materiais para cada espaço ciência divertida (prevê-se concluir todos os procedimentos até ao final do mês de junho de 2014).
  5. Abertura dos espaços ciências divertidos, no início do ano letivo 2014-2015, sendo que se prevê, para este primeiro ano, a realização de uma área projeto, em cada mês será dinamizado um tema específico, com o apoio mensal dos técnicos da Área Protegida. Não obstante do desenvolvimento da área projeto, e como é desejável, as turmas responsáveis pela implementação dos espaços ciências divertidas poderão desenvolver outro tipo de atividades destinadas à comunidade escolar, com o intuito de facilitar e maximizar a utilização desses mesmos espaços.

Para finalizar, com recurso à metodologia definida e ao trabalho que certamente será desenvolvido pelas várias comunidades escolares, espera-se que os centros educativos possuam as competências necessárias para explorar as ciências de forma pedagógica e divertida, no seu próprio centro educativo, bem como, via partilha de informação e quem sabe de espaços, diversificar os temas explorados difundido o maior conhecimento possível sobre a ciência, a tecnologia e o território de Ponte de Lima.