Implementação dos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima

29 Outubro 2014

Foi realizada, em novembro de 2013, a primeira reunião com os coordenadores das Instituições de Ensino do primeiro ciclo do concelho de Ponte de Lima. Nesta reunião, todos os coordenadores mostraram interesse em aderir a este projeto.

Posteriormente, foram marcadas visitas a todos os Centros Educativos/Escolas Básicas (CE/EB), numa perspetiva de conhecer os espaços físicos disponíveis e também os materiais/equipamentos já existentes, que pudessem integrar estes espaços.

Nestas visitas, o Serviço Área Protegida verificou que alguns CE/EB dispunham de mais material/equipamentos, em relação a outros, no entanto, foi definido que todo o material seria integrado, sendo que a base de trabalho será o ‘Caderno do Professor’ (edição do Serviço Área Protegida) e os temas aí apresentados, não invalidando que cada Centro explore mais temas, desde que disponha de material pedagógico para o fazer.

As Instituições de Ensino, nomeadamente as turmas selecionadas para acompanhar todo o processo, enviaram os inventários de material/equipamento existente, escolheram uma mascote e o seu respetivo nome e realizaram um trabalho relativo à primeira visita.

Depois de reunir toda a informação, foi realizado um levantamento de materiais/equipamentos necessários para adquirir.

Em janeiro foi criada esta página e um endereço de e-mail (espacoscienciadivertida@cm-pontedelima.pt ) para que fosse possível iniciar-se o processo de partilha de informação com todos os CE/EB, de forma a que, todos possam partilhar e ter acesso à informação publicada.

De forma a dar a conhecer o Espaço Ciência Divertida do Centro Educativo das Lagoas, as turmas responsáveis pelo projeto em cada CE/EB tiveram a oportunidade de visitar este espaço. As visitas foram realizadas no decorrer dos meses de fevereiro e março.

As mascotes escolhidas pelas diferentes turmas dos CE/EB já foram maquetizadas e apresentadas. Reuniram o agrado de todos. Neste momento estão a ser produzidas ‘batas de cientista’ com as respetivas mascotes de cada CE/EB, para serem distribuídas pelas diferentes instituições.

O processo de compra (Ajuste Direto – Regime Geral) de material/equipamentos também já se encontra concluído. O material foi entregue e aguarda inventariação/catalogação para ser distribuído pelos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima.