-
Ponte de Lima Educa+
-
Educação
-
Notícias
- “Horta na Escola” promove aprendizagens ao ar livre na Escola Básica de Vitorino dos Piães
“Horta na Escola” promove aprendizagens ao ar livre na Escola Básica de Vitorino dos Piães
A Escola Básica de Vitorino dos Piães está a desenvolver o projeto “Horta na Escola”, uma iniciativa educativa que envolve as crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo numa aprendizagem prática, ao ar livre, promovendo o contacto direto com a natureza e a valorização de hábitos de vida saudáveis.
A primeira atividade consistiu na preparação do solo e na plantação de sementes e plantas, nomeadamente alhos e tomilho, permitindo às crianças experienciar todas as etapas iniciais do processo de cultivo. Ao longo das próximas semanas, os alunos irão acompanhar o crescimento das plantas, observar as suas transformações e assumir o cuidado diário da horta, desenvolvendo o sentido de responsabilidade e de cooperação.
Este projeto insere-se na estratégia educativa do Município de Ponte de Lima que, através da Equipa Multidisciplinar Especial da Educação, tem vindo a dinamizar o projeto “Hortas Pedagógicas” em vários estabelecimentos de ensino do concelho. Atualmente, existem mais de uma dezena de hortas e estufas pedagógicas em funcionamento, reforçando o compromisso do Município com uma educação mais sustentável, participativa e integrada no território.
As Hortas Pedagógicas assumem-se como espaços privilegiados de aprendizagem, onde as crianças desenvolvem competências sociais, ambientais e educativas, celebrando cada descoberta e compreendendo a importância do cuidado com a natureza e com a alimentação desde cedo.