Passar para o Conteúdo Principal Top

Ponte de Lima Educa+

Ponte de Lima celebra o Dia de S. Martinho com Magusto Tradicional na Quinta de Pentieiros

07 Novembro 2025

Realiza-se a 11 de novembro na Quinta de Pentieiros o tradicional Magusto. A iniciativa é coordenada pelo Serviço da Área Protegia e integra o plano anual de datas e eventos comemorativos do Serviço Educativo 2025/2026, aprovado em reunião de Câmara de 15 de abril de 2025.

Com esta atividade, pretende-se manter vivas as tradições do Mundo Rural, proporcionando um momento de convívio intergeracional que reunirá a comunidade educativa e várias instituições do concelho. Foram convidadas a participar instituições de acolhimento a seniores e de apoio a pessoas com deficiência, reforçando o caráter inclusivo e comunitário do evento.

Está já confirmada a participação de mais de duzentas crianças do Centro Educativo das Lagoas e cerca de uma centena de utentes de diferentes IPSS: ALTI Cepões – Associação de Lazer e Terceira Idade, AAPEL – Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição - Centro Comunitário de Refoios e Lar da Vila, Centro Social Paroquial da Correlhã, Centro Paroquial e Social de Fontão, Lar Santa Maria do Lima, Centro Paroquial e Social de Beiral do Lima e os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.

Programa de Atividades – 11 de novembro, Quinta de Pentieiros

09h30 | Receção dos participantes

10h00 | Atelier de sementeira de castanhas

10h45 | Representação da Lenda de S. Martinho

11h00 | Magusto com animação musical

12h00 | Fim das atividades

A iniciativa promete um ambiente de partilha, tradição e alegria, celebrando o espírito de S. Martinho com castanhas, música e convívio entre gerações.