Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Robótica de Freixo atinge resultados de mérito

08 Maio 2012
A robótica de Freixo, Ponte de Lima, esteve em destaque com os robôs "Fénix" e "D-BOT", construídos e programados pelos alunos, no robotop 2012 que se realizou este fim de semana em Santo Tirso.

A robótica de , Ponte de Lima, esteve em destaque com os robôs "Fénix" e "D-BOT", construídos e programados pelos alunos, no robotop 2012 que se realizou este fim de semana em Santo Tirso.

A equipa Fénix, resultado do trabalho conjunto do clube de dança e do clube de robótica, alcançou o 2º lugar, prova superequipas e o 3.º Lugar, prova individual.

Este ano o Robotop 2012 apresentou uma grande novidade, as Super-equipas. Esta modalidade consiste na junção de duas equipas em trabalho colaborativo, que em poucas horas têm que definir uma nova apresentação com os seus robôs. Num ambiente de convivência e desenvolvimento de projeto em conjunto, os robots foram programados e construídos pelos alunos de Freixo e os seus colegas do Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, tendo alcançado o 2.º lugar a escassos 0,25 pontos da primeira classificada.

"Foi por pouco!" Disse Miguel Loureiro, um dos participantes e visivelmente satisfeito com o trabalho desenvolvido.

Na prova individual os alunos recriaram o renascimento da fénix. A fénix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

"Achamos que dançamos bem." Disseram a Renata, a Catarina e a Eduarda. Com uma coreografia que deu um brilho muito especial às "máquinas", prendendo a atenção do público.

Na prova de seguimento de linha, o 6.º lugar vem premiar o trabalho do Diogo. "Fui a minha primeira participação e para o ano quero voltar para melhorar o meu resultado". Salienta o aluno, já de olhos posto no futuro.

Os professores não escondiam a sua satisfação pelas brilhantes prestações das suas equipas, no entanto, destacaram o grande espírito de equipa, responsabilidade e dedicação que todos os elementos demonstraram nos três longos dias do evento.

Durante a tarde o Diretor da Escola de Freixo fez questão de falar com os alunos felicitando-os pelas classificações obtidas e dando-lhes ânimo para continuarem o excelente trabalho.

"Foram três dias exaustivos mas em compensações levam uma experiencia que jamais irão esquecer", reforçou o diretor Luis Henrique.

O campeonato Nacional de Robótica, robotop, realiza-se desde 2007 e segundo a organização, o evento visa a troca de experiências entre as várias Escolas concorrentes, a promoção junto dos alunos não universitários, da criatividade, do conhecimento e da pesquisa nas áreas da Eletrónica e a divulgação da Ciência e Tecnologia junto do público em geral, através da competição de robôs.