Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de António Feijó premiado na Gala dos Troféus Desportivos 'O Minhoto'

22 Dezembro 2023

O Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de António Feijó, fundado em setembro de 1968, viu o seu trabalho ser reconhecido na 26ª edição dos Troféus Desportivos "O Minhoto".

No passado dia 11 de dezembro reuniram-se em Esposende diversas entidades, incluindo várias Câmaras Municipais da região do Minho – em representação do Município de Ponte de Lima esteve presente o Sr. Vereador do Desporto, Eng. Gonçalo Rodrigues -, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, diversas federações e associações desportivas, bem como vários clubes desportivos, para premiar os talentos do desporto da região. Foram atribuídos, através de votação do júri, 28 prémios - entre os quais ao Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de António Feijó.

Ao longo da sua existência, o premiado Clube do Desporto Escolar, tem fomentado a possibilidade de todos os alunos participarem e competirem em diversas modalidades desportivas, quer no âmbito da atividade interna da escola, quer na externa, vertente competitiva do Desporto Escolar, estimulando a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento global dos jovens, na aquisição de estilos de vida saudáveis, competências sociais e valores morais. Na atividade interna, no Plano Anual de Atividades do clube, está contemplado um considerável e diversificado conjunto de atividades (Dia Europeu do Desporto na Escola; Semana da modalidade, Corta-mato Escolar – Fase Turma, Escola, Agrupamento; Torneios Interturmas de Andebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol; Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Goalball, Boccia, Orientação e Mobilidade; Formação Alunos Juízes Árbitros, Projetos MegaSprinter e Basquetebol 3x3; Escola em Movimento – alunos do Pré-escolar) que, ao longo do ano letivo, mobilizam mais de 3000 participações de alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo. Na atividade externa, o clube movimenta anualmente cerca de 300 alunos que treinam e competem nos grupos equipa de Basquetebol Feminino e Masculino, BTT, Canoagem, Desporto Adaptado, Projeto “DE sobre Rodas, Futsal Feminino e Masculino, Natação, Patinagem, assim como em diversos projetos do DE (Basquetebol 3X3, Corta-Mato, Festa do Futebol Feminino, MegaSprinter), com participações regulares nas fases Distritais, Regionais e Nacionais de provas de diferentes modalidades, bem como nos projetos complementares, conquistando vários pódios Distritais e Regionais. No último ano letivo marcou presença nos Nacionais de Corta-mato, equipa de iniciadas femininas e Corrida Adaptada, MegaSprinter e Festa do Futebol Feminino. O clube, que conta com o apoio da Associação de Pais e da Câmara Municipal de Ponte de Lima, têm protocolos estabelecidos com o BaToTas - Clube de desportos radicais de Ponte de Lima, BCL - Basket Club Limiense, EDL - Escola Desportiva Limiana e Clube Náutico de Ponte de Lima.

O Município de Ponte de Lima, ciente da importância do Desporto na vida e formação dos nossos jovens, congratula os atletas do clube pelo troféu, assim como os demais intervenientes, desejando que esta distinção seja um incentivo para mais conquistas.