Mini Europa na Correlhã para debater a Sustentabilidade e os desafios da Transição Digital

10 Novembro 2023

Na semana de 23 a 27 de outubro de 2023, professores e estudantes da Noruega, Croácia e EBI/JI da Correlhã debateram a sustentabilidade e os desafios da transição digital.

Foi uma semana intensa com várias atividades e reuniões de trabalho. Os alunos dos dois países estiveram integrados em famílias da comunidade educativa e partilharam as suas vivências e preocupações nestas áreas.

Os docentes participaram em várias reuniões transversais, destacando-se a receção na Câmara Municipal de Ponte de Lima, onde conheceram e registaram as políticas do ambiente e as medidas aplicadas na transição digital.

Posteriormente, reuniram com o Engenheiro Ricardo Costa, Presidente da Associação Empresarial do Minho, com o qual debateram a educação, o digital e a empregabilidade.

Relativamente aos alunos, Jasmine Hodgson-Lavarello, aluna da EBI/JI da Correlhã, conta a sua experiência: “Acolhi uma aluna incrível da Noruega chamada Sara. A chegada dela foi um início fantástico para a semana cheia que me esperava. O primeiro dia começou com um bom pequeno-almoço e a ida à escola, onde os outros alunos e professores já nos esperavam para falar mais sobre o projeto e mostrarem vídeos das escolas participantes. Seguidamente, visitamos Ponte de Lima, a primeira vila de Portugal. Realizamos uma atividade no centro de Ponte de Lima desenhada na aplicação “Actionbound” para a darmos a conhecer aos nossos colegas.

Os dias seguintes foram talvez até mais emocionantes do que o primeiro. Com a visita às Oficinas Himalaya, a caminhada em Sistelo, visita ao Museu do Brinquedo e a ida à cidade de Viana do Castelo, tendo sempre como objetivo, observar e analisar as políticas ambientais, a semana não podia ser mais animada.

Chegou a quinta-feira e com ela o jantar final na escola que foi um momento que eu tenho a certeza que ninguém esquecerá. Foi um jantar comovente, mas alegre com música e comida deliciosa. Entregaram-nos certificados pela nossa participação neste projeto incrível.

O ERASMUS é um projeto maravilhoso com objetivos bem definidos e que favorecem os estudantes da comunidade europeia. Para mim, foi uma experiência fantástica e sinto-me muito sortuda e agradecida por ter tido esta oportunidade única de conhecer novas realidades, novas culturas, mas mais importante de tudo, ter criado novas amizades que vão durar certamente a minha vida inteira”.

Um agradecimento especial às autarquias, Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima e aos professores envolvidos no projeto.

p_lima_grupo
foto_camara