Ponte de Lima Celebrou o XII Abraço ao Rio Lima

11 Outubro 2023

Ponte de Lima assinalou ontem o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso, ao celebrar o XII Abraço ao rio Lima.

A iniciativa, dinamizada pelo Serviço Educativo da Área Protegida, visa sensibilizar a comunidade limiana em geral, e a população escolar, em particular, para a salvaguarda e valorização do principal recurso hídrico do nosso território, o rio Lima.

À semelhança dos anos anteriores a comunidade de Xinzo de Limia associou-se a esta celebração e marcou presença com cerca de 120 alunos, que juntamente com a comunidade escolar limiana, e os utentes das IPSS, abraçaram o Rio Lima, perfazendo no total mais de 1000 participantes.

A anteceder o abraço, nas margens do rio Lima realizaram-se ateliês dinamizados pelos vários Serviços Educativos do Município de Ponte de Lima; foi declamada a Lenda do rio Lethes, e a Academia de Música Fernandes Fão cantou o hino a Ponte de Lima.

O Abraço ao rio Lima contou com a colaboração das instituições do concelho, nomeadamente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, da Escola Segura (Polícia de Segurança Pública) e do Destacamento Territorial dos Arcos de Valdevez (Guarda Nacional Republicana).

O barco Água Arriba fez a ligação entre as duas margens, consolidando simbolicamente este Abraço ao Lima, contando com a presença do Executivo Municipal, Diretores dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, e da mascote da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos – O Pinchas, tão aguardado pelos mais pequenos.

Acompanhado pelo Vice-Presidente, Paulo Sousa, e pelos Vereadores Gonçalo Rodrigues e Carlos Lago, e pelos Vereadores da Educação e Cultura de Xinzo de Lima, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, destacou a importância desta ação em prol da “preservação deste recurso hídrico tão importante para a sustentabilidade do concelho de Ponte de Lima.” O Rio Lima ainda continua a ser um dos melhores recursos naturais do nosso país. Queremos sensibilizar as crianças para a sua preservação” disse o autarca limiano.

abraco_ao_rio_lima_2023_6
abraco_ao_rio_lima_2023_2