Projeto MeteoFreixo na prevenção da comunidade

11 Outubro 2023

O clube MeteoFreixo do Agrupamento de Escolas de Freixo desenvolve um conjunto de atividades e dinâmicas que se enquadram nos ODS, assumindo o seu contributo para o 13º ODS - Combate às Mudanças Climáticas. A coordenação do MeteoFreixo entendeu fazer a candidatura do seu projeto e foi validada pela comissão de certificação na plataforma da ODS-local. Os mesmos consideraram que o "projeto cumpre todos os critérios preestabelecidos e tem elevada relevância e impacto positivo no território," merecendo a aprovação.

O MeteoFreixo tem como meta principal 13.3 -"Educação da população para as alterações climáticas", contribuindo para os objetivos de "Melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas". As boas práticas do MeteoFreixo com o serviço público de previsão, alertas meteorológicos à comunidade, organização de congressos internacionais desta temática, monitorização climática regional, formação e investigação microclimática nas Lagoas são evidências do trabalho que está a ser desenvolvido. De salientar que o projeto MeteoFreixo é neste momento o único no concelho de Ponte de Lima e de um lote restrito no distrito, apenas com projetos reconhecidos nos Arcos de Valdevez, Valença e Viana do Castelo. Poderão consultar os projetos, inclusive do MeteoFreixo, no respetivo portal da ODS local.

O MeteoFreixo concorreram para o prémio ODSlocal (resultados em novembro), destinado a incentivar e destacar "Projetos de referência promovidos por agentes locais".