Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Arcozelo selecionado no âmbito da edição 202 1 /202 2 da iniciativa 'A Maior Lição do Mundo'

24 Fevereiro 2023

Em dezembro de 2021, promovida pela UNICEF Portugal, em colaboração com a Direção Geral da Educação, foi lançada a 7.ª edição da iniciativa internacional, "A Maior Lição do Mundo", dedicada ao tema da "Ação Climática".

Com o objetivo de contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a garantia dos Direitos das Crianças, foi lançada esta edição, onde se pretende que as crianças e toda a comunidade educativa falem e trabalhem ativamente para a Sustentabilidade do Planeta. Identificar problemas e tentar dar respostas de forma a promover um desenvolvimento mais sustentável, as Instituições de Ensino de todo o país foram desafiadas a apresentar as suas ideias e projetos.

O Agrupamento de Escolas de Arcozelo, participou com o projeto: exposição temática – "A Matemática e o Ambiente de Mãos dadas pelo Planeta Terra", com o envolvimento de todos os alunos do pré-escolar, de 12 salas, deste agrupamento.

Para além da mudança de atitudes e comportamentos aliando a matemática e o ambiente, no desenvolvimento das atividades da turma, os alunos participaram no "Festival de Jardins Escolinhas", promovido pelo Município de Ponte Lima, cujo tema foram as "Alterações Climáticas" e onde todo o trabalho desde o projeto final à maquete e construção do jardim têm de ser feitos à escala, permitindo assim, uma abordagem perfeita aos temas deste projeto.

Foi ainda trabalhado o tema em parceira com a Universidade Lusíada, de forma a "descomplicar" a matemática e torná-la num desafio interessante, com os problemas do dia a dia para resolver, comemorado o "Dia Mundial do Ambiente" com uma visita com inúmeras atividades, à Quinta Pedagógica de Pentieiros e, inaugurada a exposição "A Matemática de Mãos dadas pelo Planeta Terra", com jogos matemáticos que envolveram toda a comunidade educativa e familiar na sua construção.

Este projeto foi ainda divulgado no espaço "Retail Park" e na Feira de Educação, Ciência e Tecnologia, que decorreu no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima.

O resultado alcançado com este projeto foi acima de tudo desenvolver o prazer de abordar a matemática no dia a dia e torna-la acessível a todos, tendo a vertente ambiental um carácter fundamental nos dias de hoje, onde as alterações climáticas estão cada vez mais a fazer-se sentir e a transformar as nossas vidas.

Parabéns ao Agrupamento de Escolas de Arcozelo pelo seu projeto e pelo resultado alcançado.