Instalação da Universidade Sénior de Ponte de Lima | Assinatura do Protocolo, 10 de dezembro, 10h30

02 Dezembro 2022

A Câmara Municipal de Ponte de Lima e o Rotary Clube de Ponte de Lima assinam no próximo dia 10 de dezembro, um protocolo de cooperação, com vista à instalação da Universidade Sénior de Ponte de Lima.

Esta medida foi aprovada na reunião municipal realizada a 18 de outubro, considerando que compete ao Municipio dinamizar, planear e programar estratégias para a promoção de atividades dirigidas a grupos específicos.

A Universidade Sénior é um meio privilegiado para proporcionar atividades que favoreçam, de forma estruturada e com diversas vertentes, a autonomia e um envelhecimento ativo, na vertente cognitiva e desenvolvimento intelectual contínuo. Dar resposta à procura de ensino informal em variados domínios à população sénior, contribuindo para a resolução de um problema que assume proporções crescentes atualmente: o problema do isolamento, da solidão e da deficiente qualidade de vida que estes dois fatores provocam, é a missão do projeto.

A instalação da Universidade Sénior de Ponte de Lima pelo Rotary Clube de Ponte de Lima com o apoio do Município de Ponte de Lima tem como objetivo principal potenciar a manutenção das capacidades, habilidades e destreza da população sénior, motivando-a para uma vida ativa, participativa, solidária, crítica e útil ao seu meio social. Com a instalação desta infraestrutura no concelho, a população sénior irá beneficiar de ensino não formal, ter contacto com diversas áreas de saber que promoverão o convívio da população, o aumento da autoestima, sentido de cidadania ativa, sempre com o fim último de melhorar e preservar a saúde e a qualidade de vida.