Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

O Município de Ponte de Lima e 'Soy Niño, Sou Criança' impulsionam iniciativa educativa inovadora para as crianças limianas

A sonhar juntos 1 1024 800
03 Agosto 2022

O Centro Educativo de Refoios do Lima vai avançar com um Centro Intercultural de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil, projeto promovido pelo "Soy Niño, Sou Criança", com o apoio do Município de Ponte de Lima, no âmbito de um protocolo assinado em 2018/2019.

Este projeto irá arrancar no próximo ano letivo, envolvendo as turmas da Escola Básica de Refóios do Lima e Arcozelo com uma proposta estimulante que envolve as crianças em processos de sensibilização, investigação, criação, defesa e argumentação à volta de ideias próprias e temas de atualidade. O propósito é estimular sentimentos, reflexões e comportamentos saudáveis e conscientes no pensamento das crianças através da participação, da opinião e da prática de uma cidadania infantil responsável.

Trata-se de um centro de sensibilização onde se promoverão o respeito à palavra, a escuta e o descobrimento da vida através dos valores da natureza. "Soy Niño, Sou Criança" como Centro Intercultural de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil procurará, de maneira sistemática, debater e dialogar, com abertura e respeito, sobre as culturas, o ambiente, os direitos, as tecnologias, a interdependência da vida, para ler o mundo com diferentes perspectivas e posteriormente, trabalhar em projetos e causas transformadoras com crianças, jovens, professores, estudantes e famílias da comunidade.    

De maneira cooperativa, colaborativa, intra e inter-geracional, se pretende implementar atividades experienciais onde as crianças poderão realizar visitas de estudo e produzir jornais e programas de rádio como atores sociais e sujeitos produtores e integradores de seu próprio conhecimento.

A Associação "Soy Niño, Sou Criança" visualiza ainda organizar seminários para estudantes e professores, receber estudantes ERASMUS, propor parcerias com a Escola Superior Agrária e com a Universidade do Minho, bem como estimular trocas de experiências com outros Municípios e apostar em intercâmbios além-fronteiras.

Esta nova iniciativa é uma aposta que acompanhará as metas do Município, no sentido de ir ao encontro de uma educação mais consciente, sensível e experiencial para as nossas crianças.

a_sonhar_juntos
encontros__inter_geracionais
edu_comunicacao_em__contextos_de_radio
escutar__dialogar__aprender_em_cooperacao