Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprovou a Atribuição de Bolsas de Apoio ao Ensino Superior

25 Julho 2022

Mantendo a aposta na Educação como um eixo fundamental para o desenvolvimento do concelho, a Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a atribuição de bolsas de apoio aos alunos que frequentam o Ensino Superior.

Estas destinam-se a apoiar o prosseguimento dos estudos, dos jovens oriundos de famílias economicamente carenciadas e residentes no concelho de Ponte de Lima, no sentido de criar condições de qualidade e igualdade de acesso a todos os alunos.

No presente ano foram contemplados 21 alunos, sendo 11 renovações (alunos que já tinham tido no ano passado e que renovaram este ano) e 10 novas candidaturas aprovadas.

Das 10 bolsas de estudo a atribuir, duas destinam-se, de preferência a candidatos portadores de deficiência ou incapacidade igual ou superior a 60 %. Este ano foi contemplado automaticamente um aluno, assumindo o Município 1000€/ por ano por cada bolsa.

As renovações às bolsas de apoio ao Ensino Superior obedecem aos seguintes critérios:

Ter sido contemplado com bolsa de estudo pelo Município de Ponte de Lima no ano imediatamente transato;

Não serem detentores de grau de ensino superior;

Certificarem da aprovação nas disciplinas necessárias para garantir a matrícula e a frequência no ano seguinte do curso; e o rendimento mensal per capita, por si só e/ou através do agregado familiar em que se inserem, não ser superior ao valor do salário mínimo nacional.

Para se candidatarem à atribuição de bolsas de estudo, os estudantes tem que cumprir, os seguintes requisitos:

Serem residentes no concelho de Ponte de Lima há mais de 1 ano;

Não serem detentores de grau de ensino superior;

O rendimento mensal per capita, por si só e/ou através do agregado familiar em que se inserem, não pode ser superior ao valor do salário mínimo nacional;

Não ser devedor, por si só ou através do agregado familiar, ao Município de Ponte de Lima, ao Estado e à Segurança Social.

Ter aprovação nas disciplinas necessárias para garantir a matrícula e a frequência no ano seguinte do curso (caso já frequente).

O Regulamento pode ser consultado em: https://educacao.cm-pontedelima.pt/cmpontedelima/uploads/writer_file/document/5938/regulamento_atribuicao_bolsas_de_estudo_ensino_superior.pdf