“Clube Europeu” do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima de regresso à Áustria e Alemanha

30 Março 2022

O projeto Clube Europeu promovido no Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, no polo da Correlhã, visa promover a autonomia, a tolerância cultural, o respeito pelo património humano e material, o reconhecimento do mundo global, comunicar de forma assertiva, ser criativo e participativo e ter sentido de responsabilidade.

Neste sentido e num período pós-pandemia, os alunos inscritos no clube viajarão para a Áustria e Alemanha, proporcionando aos mesmos dinâmicas facilitadoras para a prossecução dos objetivos anteriormente referidos. Os alunos terão a oportunidade de reconhecer a importância dos documentos pessoais, procurar locais europeus através de mapas, selecionar restaurantes e ementas, decidir relativamente a transportes e visitas, adquirir bilhetes, gerir o tempo e tomar um conjunto de decisões que colocarão à prova a sua resiliência, autonomia e gestão dos seus interesses, de acordo com as propostas apresentadas pelos professores.

Desenvolver dinâmicas fora da zona de conforto e sentir o impacto das decisões é um dos grandes desafios que procuramos implementar no dia a dia.

Viver o “Clube Europeu” ajuda os alunos da nossa comunidade a exporem-se a novos lugares, pessoas e culturas, ajudando-os a formatar o sentido da sua vida.

O clube procura ainda ajudar os adolescentes da nossa comunidade a colorir o seu álbum de vida, procurando preenchê-lo com imagens únicas, com lugares inesquecíveis, com sons, com sabores, com cheiros, mas, acima de tudo, com sentimentos profundos de respeito pela heterogeneidade onde nos movemos.

Ajudar os adolescentes a crescer com maturidade, através de um trabalho intensivo e responsável, tem sido o grande desafio deste projeto.

Mais uma vez o “Clube Europeu” voa no dia 1 de abril para a Áustria e Alemanha, onde pretende visitar e interagir em cenários intemporais, gravando sorrisos e disseminando imagens por toda a nossa comunidade educativa.

Viena, Salzburgo, Munique, Füssen e Rothenburg são as cidades selecionadas  para a aventura pós-pandemia.