Escola Básica Integrada da Correlhã reconhecida a nível nacional pela promoção da equidade entre os alunos

27 Maio 2021

A Escola Básica Integrada (EBI) da Correlhã destacou-se entre as escolas, a nível nacional, que mais promoveram a equidade entre os alunos, do 3.º ciclo, no ano letivo 2018/2019.

Segundo o InfoEscolas, o novo indicador de equidade “permite aferir os níveis de sucesso educativo dos alunos de condições socioeconómicas mais vulneráveis (beneficiários do programa de Ação Social Escolar), em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada, município e distrito, em comparação com os resultados médios dos alunos com um contexto socioeconómico e um percurso escolar semelhantes, a nível nacional”. Assim, a EBI da Correlhã é a escola do distrito de Viana do Castelo que mais promove a equidade, tendo obtido uma taxa de 33%. Dos 59 alunos do 3.º ciclo, 73% obteve nota positiva nas provas nacionais do 9.º ano (2018/2019), após um percurso sem retenções no 7.º e 8.º ano, sendo a média nacional para alunos semelhantes 46%. No que às escolas do 3º ciclo do concelho de Ponte de Lima diz respeito, no ano letivo 2018/2019, a percentagem de alunos com apoio ASE que obteve nota positiva nas provas nacionais do 9.º ano, após um percurso sem retenções nos 7.º e 8.º ano, foi de 51%, sendo a média nacional de 33%.

Os bons resultados das escolas do concelho de Ponte de Lima são o reflexo de todo o trabalho de qualidade que é desenvolvido nas nossas escolas por toda a comunidade escolar: alunos, docentes, pessoal não docente, pais, colaboradores e entidades.