Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Dia Mundial da Água com “Oficina de Microrganismos Mínimos” Para Alunos dos Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima promovida pelas Aguas do Norte

Laboratorio h20 1 1024 800
26 Março 2021

As Águas do Norte, a partir do Município de Ponte de Lima, promoveram esta semana uma “Oficina de Microrganismos Mínimos” para os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima.

Hoje participaram na iniciativa os alunos da turma 5.ºD do Centro Educativo de Arcozelo, coordenada pela professora Maria Generosa e os alunos da turma 5.ºA do Centro Educativo de Ponte de Lima, coordenada pela professora Fábia Forte.

A oficina dinamizada pelo Eng.º Rui Sousa, das Águas do Norte, teve como principal missão a observação de microrganismos que podem estar presentes numa amostra de água e as suas funções ou malefícios. Foi ainda abordada a questão da poluição da água a vários níveis, mas principalmente a partir dos comportamentos diários de cada um, na sua própria casa.

Outra das questões que suscitou bastante interesse por parte dos alunos foi o consumo de água de rede, que é sujeita a um tratamento de forma a que possa ser consumida em segurança nas nossas casas. Algumas crianças referiram o cheiro a “lixivia” que a água da torneira de casa tem mas, o Eng.º Rui Sousa, de forma muito pedagógica, explicou de que forma podem contornar esse “cheiro”, por exemplo, deixando a água repousar num copo por uns instantes ou até encher uma garrafa de água e colocar no frigorifico e ao fim de algumas horas a água não terá cheiro/sabor a lixivia.

Foi muito importante explicar a estes alunos que esses tratamentos não são prejudiciais à saúde, que a água da rede pode e deve ser consumida por todos, até como forma de manter o Planeta mais sustentável, evitando também o consumo excessivo de plástico, com a compra de água engarrafada.

No fim da sessão todos os alunos revelaram o seu entusiasmo e, certamente, ficaram muito mais esclarecidos sobre o consumo de Água Potável nas suas casas.

Para além destas sessões está já agendada uma outra para o Agrupamento de Escolas de Freixo, que irá ocorrer no 3.º período do presente no letivo, sendo que, caso os planos de contingência assim o permitam e a pandemia evolua de forma positiva, será concretizada presencialmente na instituição de ensino.