Resulima, Município de Ponte de Lima e Escolas reúnem esforços para promover a separação de resíduos

11 Fevereiro 2020

A Resulima e o Município de Ponte de Lima reúnem esforços para desenvolver, a partir do mês de fevereiro, o Programa Ecovalor nas escolas do Município de Ponte de Lima. Trata-se de uma iniciativa que prevê a sensibilização e educação ambiental junto da comunidade escolar e que tem como objetivo assegurar uma maior e mais informada participação da população, sensibilizando-a para a importância e necessidade da correta separação dos resíduos. As escolas são convidadas a aderir ao Programa Ecovalor que pressupõe a entrega de sacos e o correto acondicionamento dos resíduos de plástico/metal, que são, posteriormente, recolhidos pela Resulima. Também os resíduos de papel/cartão podem ser separados e recolhidos pela Resulima para valorização. De realçar que a campanha prevê diversos prémios de participação para todas as escolas, conforme no Regulamento aplicável.

Esta é uma campanha integrada na estratégia de inovação social da EGF, acionista da Resulima, e conta com o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. De referir que esta campanha, associada a outras que têm ocorrido em toda a área geográfica da Resulima, permitiu obter, no ano de 2019 e comparativamente a 2018, um crescimento de cerca de 13%, nos quantitativos de resíduos recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro) recolhidos.

Sobre a Resulima

A Resulima é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 6 municípios da zona do Vale do Lima e Baixo Cávado: Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. A Resulima serve cerca de 321 mil habitantes, numa área geográfica de 1.743 km2.