Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos

16 Outubro 2019

Abriu oficialmente, no dia 8 de outubro o Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos 2019/2020.

A cerimónia de receção às turmas participantes nas Áreas Projeto do Serviço Educativo decorreu na Quinta de Pentieiros, com a presença das turmas aderentes aos projetos do Serviço Educativo.

O Serviço Educativo 2019/2020 inclui o apoio mensal do Serviço Área Protegida a 12 turmas, responsáveis pela dinamização dos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima. De destacar, ainda, a realização da VI edição do ‘Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima’, que conta com a participação de mais de 250 crianças, bem como o apoio que, anualmente, é prestado, a título gratuito, aos utentes de instituições de acolhimento a seniores e a pessoas portadoras de deficiência, no âmbito dos projetos ‘Horta para Todos’ e ‘Hipoterapia’, que decorrem na Quinta de Pentieiros.

Nesta cerimónia, e no âmbito do projeto de hipoterapia, foi assinado o protocolo anual entre o Município e os Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima, que visam proporcionar sessões mensais gratuitas de hipoterapia aos alunos com multideficiência das Instituições de Ensino concelhias. Trata-se de um projeto que tem revelado resultados significativos no desenvolvimento das crianças, sustentaram os diretores dos Agrupamentos de Arcozelo e António Feijó, considerando que o contacto com a natureza, com o mundo rural e animal permite que toda a comunidade tome consciência da importância da proteção e preservação do meio ambiente.

Por sua vez o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, destacou a importância do Serviço Educativo, identificando-o como “um grande serviço que acolhe toda a comunidade escolar (..) é um dos projetos que nos dá animo, e só é possível concretizá-lo graças ao empenho e dedicação de toda a equipa da Área Protegida e da Comunidade Educativa do concelho, parceira fundamental para o êxito dos projetos que na Área Protegida se realizam ao longo do ano letivo”.

De referir que o programa de apoio às Áreas Projeto e Projetos Escolares será encerrado com o  “Acampamento Natureza e Mundo Rural’, a realizar no primeiro fim-de-semana de junho, no Parque de Campismo da Quinta de Pentieiros.

servico_educativo_da_area_protegida_das_lagoas_de_bertiandos__e_s__pedro_d_arcos_001
servico_educativo_da_area_protegida_das_lagoas_de_bertiandos__e_s__pedro_d_arcos_002
servico_educativo_da_area_protegida_das_lagoas_de_bertiandos__e_s__pedro_d_arcos_003