Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

“My Best Sport Day” | Município de Ponte de Lima em parceria com MEDesTU – 4 de abril

My best sport day eb correlha 1 1024 1000
02 Abril 2019

O Município de Ponte de Lima numa parceria colaborativa no campo do desporto com a MEDesTU no projeto internacional "More Than Sports - My Best Sports Day" promove no dia 4 de abril “O meu melhor dia desportivo” na Escola Básica da Correlhã. Um Programa de Desporto Erasmus +, envolvendo na organização os diferentes Agrupamentos de Escolas e a Equipa Multidisciplinar de apoio ao Serviço de Educação do Município num pontapé de saída para “Divertir e Integrar” e passar a incluir o Boccia no desporto escolar, facultando igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto e promovendo a interação e inclusão de alunos com necessidades especiais na sociedade e estimulação da sua psicomotricidade.

A ideia do projeto “My Best Sports Day” é aumentar o nível de atividade física de crianças com necessidades especiais nas escolas do ensino básico do concelho de Ponte de Lima e inspirá-las com os tradicionais desportos & jogos europeus.

Crianças com necessidades especiais muitas vezes não podem praticar muitos desportos devido a limitações físicas. Especialistas profissionais dos países parceiros do projeto (Eslovénia, Itália, Portugal, Suécia e Turquia) identificaram e reuniram boas práticas e conceitos existentes no campo de abordagens inovadoras na motivação de crianças com necessidades especiais no desporto que aumentem a sua inclusão em atividades desportivas.

O projeto visa garantir a promoção e a troca de desportos e jogos nacionais tradicionais europeus entre os parceiros do projeto e permite que eles possam envolver as crianças com necessidades especiais. Todas as organizações parceiras apresentaram jogos nacionais dos seus países. O consórcio escolheu 5 jogos, um de cada país parceiro: “corner ball” (Suécia), “rotten egg” ou “ovo podre” em português (Eslovénia), “catch the handkerchief” ou “jogo do lencinho” (Turquia), boccia (Portugal) e “Il Lancio della Ruzzola” ou “Lançar o Ruzzola” (Itália).