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Universidade Nova de Lisboa elege Ponte de Lima para estudo de campo

04 Julho 2011
Ponte de Lima foi o destino escolhido por alunos e docentes do Curso de Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, para a realização de...

Ponte de Lima foi o destino escolhido por alunos e docentes do Curso de Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, para a realização de um workshop de campo, intitulado Estratégias para um Desenvolvimento Local Sustentável. A duração deste workshop é de 4 dias, de 29 de junho a 02 de julho, e conta com o apoio do .

Pretende-se que no âmbito do referido workshop, sejam aplicadas um conjunto de metodologias de desenvolvimento sustentável, numa perspetiva local com carácter fortemente prático e útil para o concelho. Trata-se de um trabalho estratégico com base no estudo das potencialidades existentes no território e que identificará as oportunidades, linhas de intervenção estratégicas e possíveis projetos motores para o desenvolvimento sustentável, resultando num relatório final denominado "Estratégias para um Desenvolvimento Sustentável" que mais tarde será disponibilizado a todos os intervenientes.

Além do apoio solicitado ao Município, o grupo de trabalho conta ainda com a colaboração de diversos agentes locais, para discussão de temas relacionados com: a valorização dos produtos agrícolas, indústria agroalimentar, floresta; infraestruturas de apoio às empresas e dinamismo empresarial; responsabilidade social e ambiental, educação, qualificações profissionais para a vida ativa, emprego, ; turismo e marketing, certificação e imagem territorial do concelho.

No dia 02 de julho, às 18h30, foram apresentados no Museu dos Terceiros os resultados e propostas do grupo sobre o desenvolvimento sustentável do concelho. A sessão foi aberta à comunidade, estando presentes todas as entidades envolvidas no estudo.