Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

CIT promoveu atividade dedicada à ordenha

Cit atividade ordenha 1 1024 800
2019/02/12

O Centro de Interpretação do Território (CIT) levou, no passado dia 8 de fevereiro, a turma do 2.º ano da EB da Correlhã à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima para participar numa atividade relacionada com a ordenha de vacas leiteiras. A visita – inserida no âmbito da Área Projeto dedicada ao ciclo do mundo rural – permitiu aos alunos conhecer a vacaria e assistir a uma ordenha mecânica numa ação pedagógica que possibilitou o entendimento de todos os processos envolvidos na mungidura – mormente a manual – e a aprendizagem dos principais cuidados a ter no sentido de assegurar o bem-estar dos animais e a qualidade do leite. No final da apresentação, e diante da informação de um parto iminente, os alunos puderam “batizar” a primeira bezerra a nascer de entre um grupo de vacas leiteiras em estado avançado de gestação. Por razões de natureza histórica, Cornélia foi o nome escolhido numa clara referência à “villa corneliana” e às origens da freguesia.

A próxima atividade da Área Projeto está agendada para o início do mês de março e incidirá sobre uma das fases da produção do linho – a espadelagem.

Relembramos que este projeto pedagógico pretende dotar o público escolar de novas ferramentas instrutivas através do estímulo à aprendizagem de conhecimentos relacionados com a lavoura, com os ciclos do pão, do linho e do azeite e com os processos envolvidos no seu fabrico.

A participação nas atividades da Área Projeto é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.

Visite o CIT e conheça mais acerca das nossas valências.