Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Alunos da Escola E.B. 2,3 de Freixo – conquistam 1.º lugar no Robotop 2011

Freixo robotica 1 1024 800
2011/05/10
Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas E.B. 2,3 de Freixo, Ponte de Lima, conquistou o 1.º Lugar no Campeonato Nacional de Robótica 2011 (Robotop) na prova de Dança Robótica Júnior, escalão B (15-19 anos), que decorreu em Santo Tirso e...
Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas E.B. 2,3 de , Ponte de Lima, conquistou o 1.º Lugar no Campeonato Nacional de Robótica 2011 (Robotop) na prova de Dança Robótica Júnior, escalão B (15-19 anos), que decorreu em Santo Tirso e envolveu cerca de 400 participantes de várias escolas de todo o país, distribuídos por várias categorias.

Para a sua apresentação os alunos construíram um robô que através da programação dançava sincronizado, recriando o clássico "fantasma da ópera", num cenário que retratava o musical. Na sua apresentação os alunos interagiam com o robô numa coreografia que despertou o interesse do júri e do público.

"Trabalhamos muito, mas valeu a pena", desabafava Miguel, um dos alunos, enquanto lembrava o tempo antes da grande final a resolver um problema que surgiu à última hora com um componente eletrónico.
O professor responsável pela equipa, João Cunha, não esconde, a satisfação e o orgulho pelos seus alunos. Confessa que a participação deste ano envolveu um grande arrojo e entrega de todos e lembrou que o apoio que recebeu da direção da escola e de todos os professores do clube de robótica foi "determinante" para o sucesso.

Mas esta não foi a única equipa da escola a participar. A equipa FREIXO PTL, também participou no Campeonato Nacional de Robótica e foi bem sucedida. Os alunos obtiveram o quarto lugar na dança escalão A (8-14 anos).

Quando questionados, os Professores Ana Lagoa e Pedro Correia, referiram que o principal segredo de tanto sucesso é o gosto pela robótica, o esforço e a dedicação que alunos e professores têm dispensado ao projeto fora do tempo de aulas. "Nas últimas semanas, foram cerca de quatro horas diárias de trabalho".

Depois da participação no Robótica 2011, que decorreu de 7 a 10 de abril no Instituto Superior Técnico em Lisboa, onde obtiveram dois segundos lugares, a somar à prestação deste fim de semana, o Clube de Robótica da Escola E.B. 2,3 de Freixo terminou o ano com excelentes resultados.

O campeonato Nacional de Robótica realiza-se desde 2007 em Santo Tirso e segundo a organização, o evento visa a troca de experiências entre as várias Escolas concorrentes, a promoção junto dos alunos não universitários, da criatividade, do conhecimento e da pesquisa nas áreas da Eletrónica e a divulgação da Ciência e Tecnologia junto do público em geral, através da competição de robôs.