Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

EB da Feitosa – dezembro 2016

09 Dezembro 2016

“O que é a Pegada Ecológica?” Foi a questão que se levantou e estudou na última sessão de ‘Ciência Divertida’ da turma do 4º ano da Escola Básica da Feitosa, no ano de 2016. Depois de um breve debate sobre o que será a Pegada Ecológica, os pequenos cientistas ficaram a saber que esta não procura ser uma medida exata, mas sim, uma estimativa do impacto que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta. Mostra-nos até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta oferecer e renovar os recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Ou seja, quanto maior a exploração do ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra, e, considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos, precisamos de cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, o planeta é só um!

Por meio de um inquérito, calculou-se a Pegada Ecológica de cada um dos pequenos cientistas, os resultados mostraram que se todos os habitantes deste planeta seguissem os seus passos, necessitariam de mais do que um planeta para cada um deles.

Surgiram então, propostas de atitudes que devemos adotar no nosso dia-a-dia, para minimizar a Pegada Ecológica.

Para finalizar a sessão e, falando na importância da reciclagem, elevou-se a questão “Os aterros serão adequados para todo o tipo de resíduos?”. Para comprovar as teorias dos nossos participantes, demos início a uma experiência onde, ao longo dos próximos 20 dias, terão de avaliar a decomposição dos diferentes materiais (cascas de maçã, pão, vidro, papel de alumínio, papel de jornal e tampa de plástico) no aterro construído.

Técnica Responsável: Ana Bezerra