Escola Secundária de Ponte de Lima vai representar Portugal em Abu Dhabi no Campeonato do Mundo de Land Rover 4x4 In Schools | Equipa Limiana K-EVO sagrou-se Campeã Nacional

25 Julho 2017

A Escola Secundária de Ponte de Lima - ESPL garantiu novamente presença no Campeonato do Mundo de Land Rover 4x4 In Schools, após a Escola se ter sagrado Campeã Nacional.

A ESPL volta assim este ano ao evento de escala mundial, por que passou já em 2015, e em 2016, ano em que alcançou o terceiro lugar na Final Mundial.

O Desafio Tecnológico Land Rover 4x4 in Schools é promovido pela Land Rover/Jaguar, e apoiado pela Denford, IROB, Universidade Harper Adams, Autodesk e pelos Centros Tecnológicos de Portugal. Abarcando vários países, o evento desafia as equipas participantes a construir um carro de tração às quatro rodas com controlo remoto, de acordo com as especificações fornecidas.

O carro deve deslocar-se e ultrapassar obstáculos numa pista de testes tão exigente quanto a verdadeira, simulando as capacidades de um veículo 4x4 de dimensões completas. Cada equipa apresenta o seu veículo na final nacional para competir por um lugar na final mundial. A Final Nacional 4x4 in Schools realizou-se no dia 07 de julho, no Museu do Automóvel em Vila Nova de Famalicão, tendo contado com a organização da Land Rover Portugal e o apoio de vários Centros de Tecnológicos Nacionais, entre eles o CITEVE pela pessoa do Eng. César Silva, que acompanha a Escola Secundária de Ponte de Lima ao longo deste processo.

Ponte de Lima esteve representada neste evento nacional por duas tipologias de equipa- Beginners e Professionals- respetivamente XTREME K a equipa de alunos do 10º ano (Beginners), e K-EVO, a equipa que se sagrou Campeã Nacional 4x4 in Schools 2017, composta por Diogo Cerqueira, Luís Ligeiro, Hugo Oliveira e Pedro Gomes, do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial, variante Eletromecânica da Escola Secundária de Ponte de Lima.

O desafio exige às equipas da classe principiante o fabrico obrigatório do corpo do carro (carroçaria), dos componentes electrónicos de sensorização (sensor de inclinação e de luz) e um conhecimento e compreensão profundos sobre a suspensão do veículo, sistema propulsor, chassis e rodas. Às equipas da classe Profissional é exigido que, em termos de engenharia, vão além do nível de principiante, ao adicionarem ou criarem componentes da viatura (exemplo: chassis, suspensão, sistema de tração, etc).

KAMELEON é o carro da equipa K-EVO que apresentou inovações e alterações ao nível da engenharia, do design, da carroçaria e de eletrónica, que garantiu à equipa o 1º lugar na Final Nacional do desafio, e consequentemente o título de Campões Nacionais. A equipa destacou-se ainda ao alcançar o 1.° lugar no prémio Desenvolvimento de Projetos, o 1.° lugar no melhor Portefólio, e o 1.° lugar em Engenharia.

Já os alunos do 10.° ano, da equipa de Beginners, XTREME K, alcançaram o 1.° lugar no prémio Melhor Stand.

As equipas foram acompanhadas por Carlos Urbanos (Diretor do Curso), João Carlos Baptista, Marta Fiúza, Rui Quintela e Sónia Martins, os professores envolvidos no desafio. Os alunos da equipa K-EVO têm agora a responsabilidade de representar Portugal em Abu Dhabi, no Campeonato do Mundo em dezembro.

O Município de Ponte de Lima congratula-se com este prémio atribuído à Escola Secundária de Ponte de Lima, distinção esta que vem reafirmar ainda mais a qualidade do ensino e dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos nas escolas do concelho de Ponte de Lima, e que resultaram, nos últimos anos letivos, na obtenção de vários prémios nacionais e a participação em vários projetos internacionais de referência mundial.

Campeonato_Mundo_Land_Rover_4x4_In_Schools_2
Campeonato_Mundo_Land_Rover_4x4_In_Schools_3