'Rota dos 20' nas Eco-Escolas do Município de Ponte de Lima

11 Maio 2016
Realiza-se na próxima sexta-feira, 13 de maio, às 10h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, a entrega dos testemunhos da "Rota dos 20 - I Rota Eco-Escolas" pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

Subordinada ao tema "Por uma Mobilidade Sustentável", a "Rota dos 20" é uma iniciativa da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, à qual o Município de Ponte de Lima aderiu, tendo sido o terceiro concelho do distrito de Viana do Castelo a receber a Rota.

A Rota Eco-Escolas pretende ainda assinalar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, para além de envolver as crianças e os jovens na criação de estratégias de intervenção na comunidade, identificando problemas e propondo as soluções com a finalidade de promover a mobilidade sustentável. Tem ainda como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva.

Esta iniciativa decorre em vinte distintas regiões simultaneamente tendo-se iniciado simbolicamente no World Day of Action Eco-Schools a 22 de abril de 2015 ambicionando chegar a todas as Eco-Escolas de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, prevendo-se que a sua conclusão seja antes do World Day of Action Eco-Schools de abril de 2016, embora seja possível que ultrapasse esta data.

Conta com quatro distintos testemunhos, dando-se maior enfoque ao Testemunho 1, o "Pergaminho" que deverá ser recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, ou seu representante, que se comprometerá a analisar os compromissos e sugestões e a concretizar pelo menos uma delas. A "Bandeira Eco-Escolas" e o "Livro das Escolas", juntamente com o "Pergaminho", consistem nos testemunhos que circulam por todas as escolas inscritas no programa Eco-Escolas. O Testemunho 4, o "Livro do Município" merece também destaque e destina-se a recolher ideias, sugestões, compromissos e opiniões sobre o Programa Eco-Escolas e a sustentabilidade.

Estes testemunhos dinamizados no último mês nas escolas do concelho de Ponte de Lima serão transmitidos para o Município da Ponte da Barca, numa cerimónia agendada para a próxima segunda-feira, 16 de maio, às 12 horas.

'Rota dos 20' nas Eco-Escolas do Município de Ponte de Lima