II Workshop Infantil de Ciência – Serviço Educativo da Área Protegida - Participaram 300 crianças

06 Maio 2016
O "II Workshop Infantil de Ciência", projeto dinamizado pelo Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, superou as expectativas.

O "II Workshop Infantil de Ciência", projeto dinamizado pelo , superou as expectativas.

Cerca de 300 alunos oriundos das várias escolas básicas do concelho de Ponte de Lima rumaram à Expolima com o intuito de promover e difundir a cultura científica que desenvolveram na área de projeto de "Ciência Divertida". Esta área de projeto, implementada pelo Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, que conta com a implementação de 12 espaços ciência divertida (um em cada Centro Educativo do Concelho) fechou o ano letivo, com "chave-de-ouro" promovendo este evento científico para toda a população.

Os alunos, vestidos a rigor, com batas identificativas das suas escolas e dos seus Espaços Ciência Divertida, ofereceram uma tarde de muitas experiências a quem os visitou:

EB1 de Freixo - A Biodiversidade: O poder da microscopia no Mundo das abelhas
EB1 de Vitorino dos Piães - O Corpo Humano: Alimentação - Azeite
EB1 de Arcozelo - A Geologia: Ar
EB1 de Refoios do Lima - A Biodiversidade: O ciclo de vida do pão
EB1 de S. Martinho da Gandra - O Corpo Humano: Sistema Circulatório
EB1 da Ribeira - O Corpo Humano: Desafio Mental
EB1 da Correlhã - O Sistema Solar: Mistérios do Universo
EB1 da Facha - A Geologia: Terra - A casa de todos nós
EB1 do Trovela - O Corpo Humano: o tabagismo e a importância de uma vida ativa
EB1 da Feitosa - O Corpo Humano: o sistema digestivo
EB1 de Ponte de Lima - A Biodiversidade: plantas aromáticas
EB1 das Lagoas - O Corpo Humano: sumos naturais

Por fim e de forma a promover o convívio entre turmas/famílias realizou-se um lanche na Expolima, onde as turmas, seus familiares, diretores de agrupamento, executivo municipal e toda a comunidade limiana que ali apareceu, teve a oportunidade de confraternizar com um mega lanche preparado pelas famílias. Foi uma tarde enriquecedora para toda a comunidade educativa e participantes em geral, onde todos puderam aprender com os mais pequenos.