Projeto Educativo do Município de Ponte de Lima dinamizado no Centro Educativo da Facha e das Lagoas

15 Janeiro 2016
A aposta do Município de Ponte de Lima em projetos educativos, alicerçados em múltiplas aprendizagens promovidas de forma harmoniosa e global, continua a ser uma prioridade a implementar nos Centros Educativos do concelho.

Em parceria com a Associação ‘Soy Niño, Sou Criança' este Município desenvolveu novas dinâmicas de aprendizagem dando continuidade ao projeto que, este ano, já foi dinamizado nos Centros Educativos da Facha e das Lagoas, com alunos do 4.º ano de escolaridade.

Realizaram-se, assim, oficinas de partilha, de sensibilização e troca de saberes para promover a cidadania infantil através do estímulo das suas capacidades comunicacionais, fortalecimento da autoestima e processos de aprendizagem coletiva, com vista ao sentido de responsabilidade e compromisso. Estes desafios envolveram os temas da natureza, o universo das crianças e a vida em convivência.
O exercício da Educomunicação foi, também, colocado ao serviço da compreensão da diferença, do valor da palavra e da escuta. Foi uma ferramenta de grande valor para a promoção e troca de conhecimentos sobre a importância da comunicação social.
Efetuaram-se, ainda, gravações com propostas desenvolvidas a partir de debates e diálogos tendo como base as opiniões das crianças, as suas preocupações, sonhos e idealizações.
Em suma, as crianças participaram em várias atividades coletivas que contribuíram para o desenvolvimento de atitudes positivas, fortalecimento da autoestima e do pensamento sensível que, a serem aprofundados em atividades futuras pelos professores, tornar-se-ão fatores importantes nos processos de crescimento e desenvolvimento do raciocínio e da inteligência emocional.

Atualmente, o projeto continua a decorrer nos Centros Educativos da Ribeira e de Gandra, seguindo-se posteriormente para o Centro Educativo do Trovela, para a EB1 de Rebordões de Souto, para a EB1 de Poiares e, finalmente, para a Escola Básica Integrada de Freixo.