Projeto educativo “Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil” – Câmara Municipal Aprova Protocolo

23 Outubro 2015
Mantendo o objetivo de incentivar e fomentar melhores condições para a prática pedagógica na área da Educação, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, aprovou na reunião realizada a 14 de outubro, a implementação do projeto educativo "Educomunicação, ..
Mantendo o objetivo de incentivar e fomentar melhores condições para a prática pedagógica na área da Educação, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, aprovou na reunião realizada a 14 de outubro, a implementação do projeto educativo "Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil", pela associação ‘Soy Niño, Sou Criança', da autoria de dois investigadores universitários.

O projeto a realizar ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico, destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, e será implementado no 1º ciclo do Ensino Básico das Lagoas, Facha, Ribeira, S. Martinho da Gandra, Trovela, Rebordões Souto, Poiares e Freixo.

Subordinado às temáticas da natureza, de cidadania, cultura e valores coletivos, trata-se de um modelo não formal de Educomunicação, que oferece a possibilidade das crianças participarem e exercerem direitos e deveres de cidadania de forma cooperativa, intra e entergeracional, estimulando a consciência ecológica e as habilidades comunicativas, através da dinamização de atividades lúdicas.

Com a duração de quatro meses, o projeto arranca este mês de outubro prolongando-se até fevereiro de 2016. No final de cada ação realiza-se uma mostra dos trabalhos de cada escola, reunindo os trabalhos das escolas envolvidas neste projeto a expor na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

A associação "Soy Niño, Sou Criança" chegou a Ponte de Lima em 2011 e já dinamizou ações na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, na Escola Básica de Ponte de Lima, e nos Centros Educativa da Feitosa, Correlhã, Vitorino dos Piães, Arcozelo e Refoios e Eb1 de Cabaços.

Construir uma escola de comunicação para os mais jovens é a principal missão do "Soy Niño, Sou Criança" divulgado em diversos países, nomeadamente no Canadá, Brasil, França e Portugal.

O Município de Ponte de Lima ao implementar este projeto pretende contribuir para a valorização da qualidade do ensino e dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos nas escolas do concelho, e que resultaram na obtenção recente de vários prémios nacionais e a participação em vários projetos internacionais de referência mundial por parte das escolas do concelho de Ponte de Lima.