Espaços Ciência Divertida instalados nos 12 Centros Educativos do Concelho de Ponte de Lima

06 Maio 2015

Os 12 Centros Educativos do Concelho de Ponte de Lima já dispõem de uma sala dedicada à Ciência. Ontem, 5 de maio, foram inaugurados os últimos três Espaços Ciência Divertida na EB1 da Correlhã e nos Centros Educativos do Trovela e da Facha.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes presidiu à abertura dos Espaços, acompanhado pelo restante Executivo Municipal, concluiu que "estamos a terminar um périplo da abertura de 12 Espaços do Ciência Divertida, cujas salas são um lugar de aprendizagem e vivência de experiências e aventuras." O autarca realçou ainda que este projeto complementa "um trabalho notável que as nossas escolas estão a fazer, comprovando a aposta do Município na Educação, num conjunto de infraestruturas e equipamentos, que asseguram em conjunto com toda a comunidade o êxito da nossa Educação."

Em dia de abertura do Ciência Divertida na Escola EB1 da Correlhã, marcaram presença e mostraram as suas experiências três alunos do 9º ano que recentemente ganharam a medalha de ouro nas Olimpíadas de Química. As experiências dos medalhados animou ainda mais o grupo de cientistas das turmas dos alunos do 2º e 3º ano, que escolheram como mascote para o seu grupo a Joaninha.

O Esquilo Kiko é a mascote do Espaço Ciência Divertida inaugurado ontem no Centro Educativo do Trovela, onde os pequenos cientistas, criativos e inovadores apresentaram as suas experiências.

O 12º Espaço Ciência Divertida abriu no Centro Educativo da Facha, onde os alunos do 4º ano são os cientistas. Sendo esta uma Eco-Escola, elegeram como mascote o Galo Pedrês, ao qual deram o nome de Pica-Milho.
O modelo implementado em cada Espaço Ciência Divertida aborda as seguintes temáticas: Água, Geologia, Corpo Humano, Sistema Solar, Biodiversidade e Espaço Divertido, temas comuns em todos os espaços, cabendo a cada escola evidenciar as suas potencialidades próprias. A comunidade educativa aderiu ao projeto de forma empenhada, considerando estas salas uma mais-valia, uma fonte de aprendizagem e de conhecimento. Os professores, para acompanhar os trabalhos, têm ao seu dispor um caderno orientador do ensino, em função do equipamento e material que o espaço dispõe.

Galeria de Imagens