Biblioteca Municipal de Ponte de Lima disponibiliza ebooks aos seus leitores

08 Janeiro 2015
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima acrescentou à sua coleção documental um conjunto significativo de livros eletrónicos, presentemente com 70 ebooks incorporados no catálogo, adaptando, desta forma, o seu serviço às novas necessidades informacionais dos utilizadores.

Assim, paralelamente ao livro em formato de papel surge o livro em formato digital, conhecido por ebook, que representou um novo desafio para esta biblioteca permitindo oferecer experiências de contacto com o livro adequadas à forma preferencial de cada utilizador.

Optou-se por colocar disponível um modelo de conteúdos gratuitos, sem custos acrescidos, com a possibilidade de atender aos pedidos sem as barreiras de tempo e espaço, permitindo a democratização do acesso à informação, simplesmente através de um click no catálogo online deste serviço, acessível através do endereço: http://catalogo.biblioteca.cm-pontedelima.pt

São estas as novas formas de aceder aos livros e à informação na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Observação:
O que é um ebook?
Trata-se de uma abreviatura da expressão inglesa electronic book, ou livro eletrónico em português. O termo ebook é habitualmente utilizado num sentido muito amplo, tanto para designar textos digitalizados, versões eletrónicas de livros físicos (por exemplo, em formato pdf) e livros em formato electrónico (ficheiros epub).

Recentemente este vocábulo surge também associado a produtos multimédia concebidos para dispositivos móveis com ecrã tátil (smartphones e tablets), que combinam texto digital com animação, interatividade e realidade aumentada (livro-jogo, livro-app, livro interativo, enhanced ebook).