Município de Ponte de Lima inaugurou Espaços “Ciência Divertida” de Arcozelo e da Ribeira

07 Janeiro 2015
Até ao final do corrente ano letivo os Centros Educativos de Ponte de Lima vão dispor de um Espaço de “Ciência Divertida”. Esta é a previsão do Município de Ponte de Lima, que através do Serviço Educativo da Área Protegida dinamiza este projeto.

Hoje foram inaugurados mais dois Espaços “Ciência Divertida”, respetivamente nos Centros Educativos de Arcozelo e Ribeira, juntando-se assim ao Espaço “Ciência Divertida” a funcionar no Centro Educativo das Lagoas desde outubro de 2012. A experiência adquirida e o sucesso alcançado por este Espaço permitiram ao Município apostar na implementação deste projeto.

Sendo a Educação uma das áreas prioritárias do Município de Ponte de Lima, a propagação do referido projeto, cujo investimento total é de 30 mil euros, visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no concelho, como referiu o Presidente da Câmara Municipal na cerimónia de abertura dos dois novos Espaços “Ciência Divertida”. O Autarca realçou que “a aposta na educação é visível através do conjunto de equipamentos que estão disponíveis para que as crianças do Concelho tenham as mesmas oportunidades que as crianças dos grandes centros.”

Cada Centro Educativo ficará dotado de equipamento e materiais que possibilitam aos novos cientistas um acesso facilitado à aprendizagem na área das ciências experimentais. Por sua vez, os professores têm ao seu dispor um Caderno orientador do ensino, em função do equipamento e material que vai constituir o espaço.

Cada Espaço do “Ciência Divertida” trabalhará diversos temas, tendo como base as seguintes temáticas: Água, Geologia, Corpo Humano, Sistema Solar, Biodiversidade e Espaço Divertido.