Soy Niño, Sou Criança - 'Projeto de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil' - Participação de alunos da EB1 de Ponte de Lima

07 Outubro 2014
O Município de Ponte de Lima apoiou e implementou o "Projeto de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil", que se desenvolveu no último trimestre do ano letivo transato, na escola EB 1 de Ponte de Lima, envolvendo 26 crianças do 4º Ano.
O Município de Ponte de Lima apoiou e implementou o "Projeto de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil", que se desenvolveu no último trimestre do ano letivo transato, na escola , envolvendo 26 crianças do 4º Ano.

Dinamizado através do projeto "Soy Niño, Sou Criança" da autoria da venezuelana Grécia Rodriguez e do brasileiro Leonardo de Albuquerque, no âmbito de uma tese de doutoramento que estão a frequentar na Universidade do Minho. Os resultados desta experiência foram apresentados no Congresso Nacional "Realidades e Desafios nos 25 Anos da Convenção sobre os Direitos da Criança: o caso Português", organizado pela Universidade do Minho, nos dias 25 e 26 de setembro.

Desta ação formativa surgiu ainda uma exposição coletiva que esteve patente durante o Congresso Nacional na Universidade do Minho. A mostra denominada Janelas de Luz para a Infância foi criada a partir de temas que foram motivação dos diálogos, trabalhos, passeios e estímulos para a sensibilização, participação, expressão e conhecimento infantil. As vozes das crianças falaram com força e destacaram a importância dos seus direitos.

O projeto "Soy Niño, Sou Criança" chegou a Ponte de Lima em 2011 e já dinamizou ações na , Vitorino dos Piães e na EB1 de Ponte de Lima. Construir uma escola de comunicação para os mais jovens é a principal missão do "Soy Niño, Sou Criança" divulgado em diversos países, nomeadamente no Canadá, Brasil, França e Portugal.

Mais uma vez, ao apoiar o projeto, o Município de Ponte de Lima presenteou os mais jovens com um incentivo à sua participação na vida cívica, essencial para um bom funcionamento da sociedade.