Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Escolas de Ponte de Lima participam no projeto de Educação para o Empreendedorismo

30 Julho 2014
As escolas de Ponte de Lima participam no projeto-piloto de educação para o empreendedorismo no Alto Minho, desenvolvido em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo...

As escolas de Ponte de Lima participam no projeto-piloto de educação para o empreendedorismo no Alto Minho, desenvolvido em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e pelo Centro Educativo Alice Nabeiro - Associação Coração Delta.

Este projeto, o único português selecionado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - surgiu no âmbito do Entrepreneurship 360, para ser apresentado como "estudo de caso".

Ponte de Lima faz-se representar pelo que participou no passado dia 11 de julho no Atelier de Sensibilização "Prosseguindo caminho no empreendedorismo com crianças dos 3 aos 12 anos". Esta ação que constituiu o arranque da segunda edição do projeto, teve como objetivo dar a conhecer o que foi realizado até ao momento e apresentar as ações a desenvolver no próximo ano letivo. Na primeira edição deste projeto participou o Centro Educativo da Facha, o qual teve um excelente desempenho.

Considerado um dos vinte projetos mais inspiradores, de entre mais de uma centena de propostas, a par de outros exemplos internacionais de boas práticas de países como a Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Holanda, Inglaterra e Finlândia, este projeto do Alto Minho foi objeto de uma candidatura apresentada em abril passado, em resposta ao desafio lançado pela OCDE.

Recorde-se que este projeto-piloto foi dinamizado junto de 15 turmas de diferentes agrupamentos de sete municípios do Alto Minho, envolvendo cerca de 350 alunos, visando a promoção de competências e atitudes empreendedoras desde os primeiros anos da escolaridade obrigatória, abrangendo crianças dos 3 aos 12 anos.