Escolas de Ponte de Lima participam no projeto de Educação para o Empreendedorismo

30 Julho 2014

As escolas de Ponte de Lima participam no projeto-piloto de educação para o empreendedorismo no Alto Minho, desenvolvido em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e pelo Centro Educativo Alice Nabeiro - Associação Coração Delta.

Este projeto, o único português selecionado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - surgiu no âmbito do Entrepreneurship 360, para ser apresentado como "estudo de caso".

Ponte de Lima faz-se representar pelo que participou no passado dia 11 de julho no Atelier de Sensibilização "Prosseguindo caminho no empreendedorismo com crianças dos 3 aos 12 anos". Esta ação que constituiu o arranque da segunda edição do projeto, teve como objetivo dar a conhecer o que foi realizado até ao momento e apresentar as ações a desenvolver no próximo ano letivo. Na primeira edição deste projeto participou o Centro Educativo da Facha, o qual teve um excelente desempenho.

Considerado um dos vinte projetos mais inspiradores, de entre mais de uma centena de propostas, a par de outros exemplos internacionais de boas práticas de países como a Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Holanda, Inglaterra e Finlândia, este projeto do Alto Minho foi objeto de uma candidatura apresentada em abril passado, em resposta ao desafio lançado pela OCDE.

Recorde-se que este projeto-piloto foi dinamizado junto de 15 turmas de diferentes agrupamentos de sete municípios do Alto Minho, envolvendo cerca de 350 alunos, visando a promoção de competências e atitudes empreendedoras desde os primeiros anos da escolaridade obrigatória, abrangendo crianças dos 3 aos 12 anos.