Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Escola de Freixo entre as Escolas mais Inovadoras do Mundo

18 Novembro 2013
Duas escolas portuguesas foram uma vez mais distinguidas pela Microsoft entre as Escolas mais Inovadoras de todo o mundo. O Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, e o Colégio Monte Flor, em Carnaxide, foram selecionados para fazer...
Duas escolas portuguesas foram uma vez mais distinguidas pela Microsoft entre as Escolas mais Inovadoras de todo o mundo. O , em Ponte de Lima, e o Colégio Monte Flor, em Carnaxide, foram selecionados para fazer parte da rede mundial de 80 Escolas Mentoras, o reconhecimento máximo que a Microsoft confere a nível internacional pela forma como essas escolas usam a tecnologia para transformar o ensino. As 80 Escolas Mentoras foram selecionadas entre quase 250 escolas candidatas de 75 países.

No âmbito do Programa Parceiros na Educação (Partners in Learning), e após um processo de avaliação das escolas que apresentaram candidatura ao Concurso Mundial da Microsoft para Escolas Mentoras, o Agrupamento de Escolas de Freixo e o Colégio Monte Flor foram distinguidos pelo trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2012/2013. As escolas vão, a partir de agora, fazer parte de uma comunidade de elite de escolas mentoras em todo o mundo que, através do apoio da Microsoft, irão trabalhar em rede com vista a contribuir para a transformação das práticas de ensino noutras instituições de ensino.

O Agrupamento de Escolas de Freixo, que já havia sido distinguido no ano passado com o prémio Escola Inovadora, localiza-se em Ponte de Lima e é constituído por sete jardins de infância e quatro escolas básicas, com um total de 910 alunos, servindo uma população de mais de 7 mil pessoas.

A motivação da comunidade educativa para o desenvolvimento de projetos inovadores, o trabalho colaborativo entre os docentes, o elevado nível de integração das TIC em processos pedagógicos e administrativos e no desenvolvimento de atividades com a integração dos alunos, foram alguns dos aspetos que levaram a mais um reconhecimento do Agrupamento de Escolas de Freixo.

Para Luís Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, "estar integrado no ranking das escolas mais inovadoras do mundo é motivo de enorme orgulho; é uma oportunidade única para a consolidação de processos inovadores. O contacto com escolas de outros países permitirá a evolução do Agrupamento de Escolas de Freixo para outro nível".

Além do reconhecimento mundial, as Escolas vão ter acesso a um conjunto de serviços de coaching orientado por especialistas na área de educação, ferramentas tecnológicas de investigação e ensino, ações de formação da Microsoft e a participação no Fórum Global de Educação, promovido pela Microsoft em Barcelona em março do próximo ano.

Segundo Rui Grilo, Diretor para a Educação na Microsoft Portugal, "o programa Escolas Mentoras tem vindo a contribuir para o desenvolvimento da educação e da tecnologia em Portugal, permitindo inspirar toda a comunidade educativa a adotar novos métodos de ensino e incentivar a colaboração entre as escolas e líderes de todo o mundo. As escolas portuguesas são um exemplo disso mesmo e os seus profissionais têm conseguido melhorar o desempenho dos alunos, as competências e seus resultados".

Este ano foram distinguidas 80 escolas, de 54 países, tendo-se registado um aumento do número de escolas candidatas, elevando cada vez mais a fasquia das escolas participantes.

Vídeo da candidatura: