As escolas do concelho de Ponte de Lima: João Manuel Gonçalves um benemérito da educação

26 Novembro 2012
O Município de Ponte de Lima vai homenagear João Manuel Gonçalves, um benemérito da educação, natural da freguesia de S. Pedro de Arcos. Atento desde cedo às necessidades da sua comunidade, mandou aí construir um edifício escolar, ao abrigo da...
O vai homenagear João Manuel Gonçalves, um benemérito da educação, natural da freguesia de .

Atento desde cedo às necessidades da sua comunidade, mandou aí construir um edifício escolar, ao abrigo da Lei 1114, doando-a ao Estado Português em 1924, o que lhe valeu a atribuição da medalha de mérito do Ministério da Educação.

João Manuel Gonçalves, era um homem simples, mas com ideias avançadas para a época. Visitou Roma, onde foi recebido pelo Papa como era seu desejo.

João Manuel Gonçalves morre prematuramente, no inicio da década de 30, mas a sua obra tem continuidade através do filho José Manuel Gonçalves, professor, que se encontrava a lecionar em Braga, sendo transferido para a escola de S. Pedro de Arcos, onde passou a instruir juntamente com a esposa, ao longo de 40 anos. Durante estes anos garantiu a manutenção do edifício sem custos para o Estado.

A cerimónia de homenagem está agendada para o dia 30 de novembro, às 18h00, no auditório da de Ponte de Lima.