Passar para o Conteúdo Principal Top

Ponte de Lima Educa+

Município de Ponte de Lima promove ação de formação 'Funções dos Assistentes Operacionais – Entre o Cuidar e o Educar'

03 Agosto 2026

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o CENFIPE, promove a ação de formação creditada "Funções dos Assistentes Operacionais – Entre o Cuidar e o Educar", dirigida aos Assistentes Operacionais dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia municipal de promoção da qualidade dos serviços educativos e de valorização das competências dos Assistentes Operacionais, reconhecendo o papel fundamental que estes profissionais desempenham no quotidiano das comunidades escolares.

A formação terá como principais objetivos reforçar conhecimentos e práticas nas áreas do atendimento e acompanhamento de alunos e encarregados de educação, da promoção de um ambiente educativo seguro, inclusivo e acolhedor, da prestação de primeiros socorros, da segurança e vigilância das crianças e jovens, bem como da organização e conservação dos espaços e equipamentos escolares.

Ao investir na qualificação contínua destes profissionais, o Município de Ponte de Lima reafirma o seu compromisso com a excelência dos serviços educativos, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado à comunidade educativa e para o bom funcionamento dos estabelecimentos de ensino.

Cuidar, educar e acompanhar são responsabilidades partilhadas. Valorizar quem está diariamente na linha da frente da escola é investir numa educação de maior qualidade para todos.