Espaços “Ciência Divertida” – abriram nos Centros Educativos de Gandra e Refoios

16 Abril 2015

"O mais importante para o desenvolvimento de um território é a aposta na Educação", esta é uma das afirmações proferidas pelo Eng. Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, no dia 14 de abril, na abertura de mais dois novos Espaços "Ciência Divertida", nos Centros Educativos de Gandra e Refoios.

O projeto dinamizado pelo Serviço Educativo da Área Protegida contabiliza atualmente com nove Espaços distribuídos pelos Centros Educativos das Lagoas, Arcozelo, Ribeira, Feitosa, Gandra, Refoios, e as escolas EB 1 de Ponte de Lima, Freixo e Vitorino dos Piães. Cada Espaço do "Ciência Divertida" aborda diversos temas, tendo como base as seguintes temáticas: Água, Geologia, Corpo Humano, Sistema Solar, Biodiversidade e Espaço Divertido, contando os professores com um Caderno orientador do ensino, em função do equipamento e material que o espaço dispõe.

O Presidente da Câmara Municipal enalteceu o projeto, considerando que este visa "proporcionar conhecimento e oportunidade, um local de aprendizagem, criado com os melhores equipamentos e dinamizado com o trabalho e dedicação dos Docentes, Equipa do Serviço Educativo da Área Protegida e toda a comunidade educativa".

"Este é mais um bom exemplo do que temos e fazemos em Ponte de Lima". O autarca realçou a importância do envolvimento de toda a comunidade, "é com este esforço e união que alcançamos os melhores resultados, desde o Serviço Educativo da Área Protegida, Juntas de Freguesia, Associação de Pais, Alunos, Professores e toda a comunidade escolar".

No Centro Educativo da Gandra, na sala Ciência Divertida, durante a inauguração foi apresentada a experiência "Porque Pulam os Bonecos" pela turma 2 do 2ºano.

Em Refoios, os pequenos cientistas optaram por cultivar a Árvore da Ciência, contando com ajuda de todos os convidados para plantar um carvalho no jardim da escola.